
É Findi – Mercado de São José, por Carlos Bezerra Cavalcanti*
19/07/2025 -
Na segunda metade do século XIX a Câmara Municipal do Recife mandou construir a estrutura em ferro de um magnífico mercado para a capital pernambucana. O local escolhido foi a antiga Ribeira do Peixe, no terreno fronteiro ao Convento da Penha. A construção ficou a cargo do engenheiro J. L. Victor Leuthier, com adaptações de seu colega Vauthier, e teve início em 1872. As obras civis estiveram a cargo do empresário José Augusto Araújo, tendo sua inauguração acontecido em 7 de setembro de 1875. Com o correr do tempo e haja vista sua localização no Bairro de São José, o mercado recebeu o nome do santo marceneiro.
O prédio guarda ainda hoje os traços originais, sua área possui três mil e quinhentos metros quadrados formados por pavilhões, com trezentos e setenta e dois compartimentos para o comércio de diversos produtos, a maioria regional, além de vários boxes para a venda de comidas típicas, peixes e crustáceos.
Na primeira gestão do prefeito Jarbas Vasconcelos (1986/90), o mercado foi interditado a fim de ser inteiramente reformado o que só veio efetivamente acontecer, na segunda gestão daquele prefeito.
*Carlos Bezerra Cavalcanti, sócio efetivo e benemérito do IAHGP
