
EXEMPLO DE GESTÃO - MONTE HOREBE TEM 2° MAIOR IDEB DA REGIÃO
30/01/2023 - Jornal O Poder
Eficiência nos gastos públicos. Atenção especial com a educação. Cuidado com as crianças. Valorização dos professores. Escolas equipadas. Zelo com a cidade. O resultado é uma educação de qualidade. Referência na região. Com uma população de 4 mil e 800 moradores, Monte Horebe, no Sertão Paraíba, se tornou um dos municípios com melhor educação no Nordeste. Os indicadores refletem o bom desempenho do município nessa área.
DESTAQUE
O município ultrapassou importantes cidades sertanejas e obteve o 2° maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica ( Ideb) entre os 15 municípios, que fazem parte da 9° Gerência de Ensino polarizada em Cajazeiras. Com o IDEB 5.6, Monte Horebe ganhou destaque no Nordeste e se tornou referência na educação, conforme atestou os dados do Instituto de Pesquisa Anísio Teixeira (Inep).
RANKING
No ranking referente ao ano de 2021, apenas duas cidades do Nordeste foram destaque na educação. De acordo com os resultados, as cinco escolas de Mone Horebe, instaladas nas zonas rural e urbana, melhoraram nos dois componentes para cálculo do Ideb, que são aprendizagem de Português e Matemática, bem como o fluxo aumento da aprovação e diminuição da evasão.
PLANEJAMENTO
O Jornal O PODER ouviu o prefeito do município, Marcos Eron Nogueira (MDB), que comemorou o resultado. Esse garantiu que Monte Horebe, ficou em 2° lugar com o melhor Ideb da região, graças a um planejamento e uma série de ações implementadas na cidade desde 2017. Para ele, o desempenho obtido pelo município no Ideb, demonstra todo o trabalho feito pelos professores e pedagogos, o esforço durante a pandemia.
“Isso é um trabalho de planejamento que nós iniciamos desde 2017. Quando assumimos a gestão em 2017, Monte Horebe estava em penúltimo lugar na Paraíba, entre os 223 municípios do Estado. Começamos com planejamento, formação continuada, estratégias de trabalho, valorização do magistério” disse.
RECURSOS
Contando apenas com os recursos advindos do Fundo de Manutenção dos Municípios (FPM), Monte Horebe só tinha dinheiro para pagar a folha de pessoal. Para garantir a educação de qualidade, a gestão, conforme explicou o prefeito, procurou fazer planejamento e buscar meios para atrair novos investimentos.
“Conseguimos reformar todas as escolas, mobiliada com recursos próprios e dar condições para os professores trabalharem com material didático de ponta”, destacou.
O RESULTADO
Marcos Eron Nogueira disse que o resultado obtido é digno de comemoração e parabenizou a odos os que fazem a educação horebense pelo trabalho realizado, segundo ele, sempre com muita dedicação aos alunos na busca por uma educação pública de qualidade, com equidade.
INVESTIMENTOS
Esses resultados, conforme avaliou o gestor, são frutos de todo investimento e atenção especial à educação horebense, principalmente ao Projeto Cidade Educadora, marca da gestão. O projeto nasceu em Barcelona em 1990., e no Brasil, apenas 25 cidades integram essa iniciativa. Na Paraíba, apenas Monte Horebe integra o Cidade Educadora.
ULTRAPASSA
Marcos Eron Nogueira, disse que com o Cidade Educadora, a educação ultrapassa a sala de aula e alcança vários setores da gestão, beneficiando diretamente a população.
“Em nossa cidade, temos praças e bibliotecas que oferecem atividades educacionais e de lazer para as crianças, como jogos pedagógicos e recreação, além de presentações culturais. Tudo isso foi feito com estudo em um trabalho integrado” destacou o gestor na entrevista ao O PODER.
REESTRUTURAÇÃO
Segundo ele, são grandes os investimentos em Educação, que vão desde a reestruturação física e pedagógica das escolas, até a valorização constante dos profissionais , que mesmo em época de pandemia, tiveram todo o apoio necessário em sala de aula.
Monte Horebe tem mais de mil alunos matriculados na rede municipal de ensino.
AVALIA
O Ideb avalia o ensino fundamental e médio no Brasil com base em dados sobre aprovação nas escolas e desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Instituto de Pesquisa Anísio Teixeira (Inep). Ele é calculado através da soma de português e matemática dividido por dois, multiplicado pelo taxa de aprovação que resulta na nota do Ideb.
Severino Lopes