
O Recife e Olinda - Na prática, o nascimento do Brasil por Carlos Bezerra Cavalcanti*
11/03/2024 - Jornal o Poder
O mapa que ilustra esta matéria reflete as localidades de Olinda e do Recife no final do século XVII. Amanhã, terca-feira 12 de março, Pernambuco, estará comemorando em nome do Brasil, os aniversários das cidades de Olinda e do Recife. O Brasil! Como todo mundo sabe, foi oficialmente descoberto em 1500. Porém a ocupação sistemática da terra, o processo de colonização, só foi iniciado após 1530, com a criação das capitanias hereditárias. E foi em Pernambuco que Duarte Coelho implantou os primeiros marcos do que, sob protestos, se chama hoje "civilização".

Irmãs e diferentes
Numa visão comprovadamente mourisca, Olinda é, diferentemente de sua irmã a cidade do Recife, esta concebida como porto e desenvolvida na ótica comercial dos Países Baixos. A cidade de Olinda é uma acrópole que chega mesmo a lembrar Lisboa, quando observamos da Praça do Rocio, o Castelo de São Jorge.
Portanto
Não foi mera coincidência que o fundador do chamado Burgo Duartino começou a edificar o seu castelo no Alto da Sé, após ter deixado Igarassu. Foi na chamada Cidade Alta que surgiu a Vila de Olinda, uma das primeiras e, sem dúvidas, a mais próspera do Brasil Colônia. Ali foram construídas várias residências com o dinheiro das riquezas extraídas pelos colonizadores.
Já o Recife surgiu, poderíamos dizer, da mesma “placenta”. Então indagaríamos: são da mesma data ? Por certo que são, ou dizendo melhor, seriam, não fosse a escolha da Comissão de notáveis, presidida pelo Historiador Flávio Guerra, que teve como ponto de partida o Foral de Duarte Coelho datado de 12 de Março de 1537. O Recife, naquela primitiva certidão, era chamado de 'Arrecife dos Navios'. Por essa razão foi então escolhida essa data simbólica, como fundação da cidade. É ela a primeira referência documentada, em que a atual capital pernambucana é, cronologicamente, citada. Tudo convenientemente ordenado de acordo com a lei n.9.691, de 21 de novembro de 1966, do então Prefeito Augusto da Silva Lucena.

Oh! Linda
Em 12 de Março de 1535, após aportar em Barra dos Marcos, (Igarassu) 3 dias antes, ou seja, em 9 de março de 1535, chegava a grande comitiva de Duarte Coelho. Dela faziam parte vários fidalgos, entre os quais destacamos D. Brites de Albuquerque, esposa de Duarte Coelho, Jerônimo de Albuquerque, seu Irmão, que ganhou a alcunha de o Adão Pernambucano, entre muitos outros que constituíram os primeiros pilares das famílias brasileiras.

*Carlos Bezerra Cavalcanti é historiador e
membro efetivo, e benemérito do Iahgp.