
Política - Resultado do Processo de Eleição Direta do PT do Recife só deve ser divulgado na tarde desta segunda-feira
07/07/2025 -
O resultado do Processo de Eleição Direta (PED) do PT realizado, ontem, domingo (06/07), nacionalmente, em Pernambuco, e no Recife só deverá ser conhecido na tarde de hoje, segunda-feira (07/07). Cerca de 3 milhões de filiados estavam aptos a votar em todo o País, e por ter sido uma votação em cédulas de papel, a apuração vai entrou pela madrugada.
Pernambuco
Em Pernambuco, o deputado federal Carlos Veras e o ex-deputado federal Fernando Ferro concorrem à presidência da legenda. No Recife, os candidatos foram o vereador Osmar Ricardo, Jairo Britto e Pedro Alcântara.
Filiados
Em Pernambuco, 180.228 filiados estavam aptos a votar no primeiro turno, segundo dados da Secretaria de Organização (SORG) do partido no estado. Em todo o Brasil, o número de pessoas aptas chegou a 2.959.823. Nos locais onde houver necessidade de um segundo turno, o processo será realizado no dia 20 de julho.
Expectativa
A expectativa é que o resultado oficial da eleição seja publicado até às 14h desta segunda-feira (7).
Nacional
Concorreram à presidência nacional do PT Edinho Silva (Construindo um Novo Brasil), Rui Falcão (Novo Rumo), Romênio Pereira (Movimento PT) e Valter Pomar (Articulação de Esquerda).
Apuração
A apuração dos votos é na sede estadual do PT. É lá que são abertas as urnas do Recife, enquanto os resultados dos mais de 100 municípios onde houve o PED estão sendo informados. Fica também a expectativa quanto à possibilidade de recursos serem apresentados para contestar alguma totalização.
“A gente teve muita transparência. A Coordenação de Organização Eleitoral é composta por todas as chapas. Então, todas as forças políticas estão representadas, acompanhando o processo do início, do meio e até o fim, que é a apuração. Tenho quase certeza que a gente vai ter uma apuração muito tranquila”, assegurou Felipe Cury que integra a Comissão Eleitoral do processo.
Transcorreu
Segundo ele, a eleição transcorreu muito bem, mesmo com as intercorrências naturais de um processo eleitoral que tem dezenas de escolas”. Ao todo, foram 27 locais de votação manual, o que exigiu uma mobilização grande de mesários, fiscais e coordenadores de prédio.
Destacou
O senador e presidente nacional do PT, Humberto Costa, destacou a importância da mobilização partidária para a escolha dos dirigentes do partido.
“O PT nasceu com o compromisso de defender a democracia e a participação popular” comentou. (O Poder)
