
Jânio Quadros no Recife: com os políticos, leite com a imprensa; whisky Old Parr Por Tavares Neto*
07/07/2025 -
Jânio Quadros, candidato à Presidência da República em 1960, foi eleito presidente do Brasil derrotando o marechal Henrique Teixeira Lott - e venceu também em Pernambuco. Ao iniciar sua campanha no Recife, hospedou-se no casarão colonial do deputado federal Murilo Costa Rego (PTB), onde foi recebido com um verdadeiro banquete matinal.

Café
Durante o café da manhã, a residência foi invadida por uma comitiva liderada pelo governador Cid Sampaio, que chegou acompanhado de mais de trinta prefeitos, entre eles João Lyra Filho, prefeito de Caruaru. Um garçom, escalado para atender o presidenciável, se aproximou com uma bandeja, um copinho e uma garrafa de whisky Old Parr. Jânio, surpreso, arregalou os olhos e respondeu:
- Agora não. Traga sucos e leite - e bebeu o leite em seguida.
Acertada
Encerrada a audiência, ficou acertada uma visita de Jânio Quadros a Caruaru, com um comício a ser organizado pelo governador Cid Sampaio e pelo prefeito João Lyra Filho. O evento seria realizado no centro da cidade, com transmissão ao vivo pela Rádio Cultura do Nordeste, emissora pertencente a João Lyra Filho e ao deputado estadual Drayton Nejaim.
Iguarias
Mais tarde, por volta das 9h da manhã, foi servido outro café - desta vez, para Jânio Quadros e os jornalistas dos principais veículos de comunicação do país. A mesa estava repleta de iguarias típicas da culinária pernambucana: queijos variados, bolo de rolo, macaxeira, cuscuz, milho assado e cozido, pamonha, canjica, carne de sol de Caruaru, sucos regionais e muitas garrafas de whisky Old Parr.
Os jornalistas
Entre os jornalistas presentes estava o renomado Sebastião Nery, que registrou o episódio em seu livro A Nuvem: 50 anos da História do Brasil.
Durante o encontro com a imprensa, Jânio voltou atrás na sua sobriedade inicial e brincou:
- Quem gosta de leite é bezerro. Eu gosto é de whisky Old Parr.
*Tavares Neto é jornalista e radialista em Caruaru.
