
Comece o dia bem informado
PE: 25ª Fenearte começa hoje, em Olinda, e deve atrair mais de 320 mil visitantes
09/07/2025 -
Com expectativa de movimentar mais de R$ 108 milhões em negócios, a 25ª edição da Fenearte começa hoje, 09/07, a partir das 14h00, e vai até o dia 20/07. De acordo com a organização do evento, mais de 320 mil visitantes devem passar pelo Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda, durante os 12 dias de evento. Nesta edição, a Fenearte conta com a participação de 5 mil artesãos e expositores e cerca de 700 espaços de comercialização e traz o tema “A Feira das Feiras”, uma homenagem às feiras livres de todo o estado.

A maior feira da América Latina
A diretora-executiva da Fenearte, Camila Bandeira, destaca a importância da feira como vitrine para quem vive do artesanato, além dos 12 dias de evento. “Temos como referência o número em torno de R$ 108 milhões em impacto econômico. Contabilizamos não só as vendas durante os 12 dias, mas também os negócios gerados a partir de contatos feitos, de encomendas que são geradas nos meses subsequentes”, aponta. Camila reforça também que essa é uma edição comemorativa do evento, que mudou os rumos da economia gerada pelo artesanato pernambucano. “Com 25 anos de história, a Fenearte é a maior feira da América Latina. Essa é uma edição comemorativa, que celebra uma história de sucesso, uma trajetória de uma feira que só se fortalece e que, de fato, transformou a história do artesanato brasileiro.”, afirma.
Novidades
Para esse ano, as novidades que integram a 25ª edição da feira, como o salão de design, Pernambuco Faz Design, o primeiro salão de design pernambucano dentro da feira, que se junta ao Salão de Arte Popular Ana Holanda, ao 18º Salão de Artes Sustentáveis, ex-Galeria de Reciclados, e ao 9º Salão de Arte Popular Religiosa. Outra novidade é a exposição do resultado dos trabalhos desenvolvidos no programa Pernambuco Artesão, um convênio da Adepe com o Sebrae/PE, o programa ofereceu mentorias e consultorias gratuitas para cerca de 150 artesãos aprimorarem seus fazeres e desenvolverem novas peças.

Crédito das fotos: Nivaldo Fran/DP