
Termine o dia bem informado
Trump: "Brasil não tem sido bom" com os EUA. Vai divulgar tarifa até amanhã
09/07/2025 -
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que pretende anunciar, entre hoje e amanhã, o envio de novas cartas a países sobre o aumento de tarifas. O Brasil foi citado diretamente pelo republicano e, dessa vez, estará entre os notificados. “O Brasil, por exemplo, não tem sido bom conosco, nada bom”, disse Trump em evento na Casa Branca. “Vamos divulgar um número referente ao Brasil ainda esta tarde ou amanhã de manhã." O presidente começou a enviar sua 2a leva de cartas para notificar parceiros comerciais. Ele definiu tarifas mínimas sobre produtos importados, que variam entre 25% e 40%, a depender do país, com validade a partir de 01/08.

Segunda Etapa
Nesta segunda etapa, pelo menos 7 países foram notificados até agora: Argélia, Brunei, Filipinas, Iraque, Líbia, Moldávia e Sri Lanka. Só na segunda-feira, 07/07, Trump enviou os documentos a 14 nações. No mesmo dia, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que haveria "cartas adicionais nos próximos dias". Ao falar sobre a alteração das tarifas para produtos importados do Brasil, Trump afirmou que as novas taxas anunciadas se baseiam em “fatos muito, muito substanciais” e em um "histórico anterior".
Dados do Ministério do Desenvolvimento mostram que o Brasil tem registrado déficits comerciais seguidos com os EUA desde 2009, ou seja, há 16 anos. Neste período, as vendas americanas ao Brasil superaram suas importações em US$ 88,61 bilhões.