
Termine o dia bem informado
Governo Lula cria comitê com empresários para “repensar” a tarifa imposta por Trump
10/07/2025 -
O presidente Lula afirmou hoje que vai criar um comitê com empresários para “repensar” a política comercial com os EUA após tarifas de 50% anunciadas por Donald Trump. “Vamos criar um comitê, e os empresários vão participar, que a gente vai acompanhar dia a dia para repensar a política comercial com os Estados Unidos”, disse o presidente em entrevista. Lula afirmou ainda que estuda recorrer à OMC, Organização Mundial do Comércio, mas que a reação principal será feita por meio da Lei de Reciprocidade. “Temos vários caminhos. Podemos recorrer à OMC, propor investigações internacionais, cobrar explicações. Mas o principal é a Lei da Reciprocidade, aprovada no Congresso. Se ele cobrar 50% da gente, a gente vai cobrar 50% dele”, disse.

Negociações que estavam em andamento sobre tarifas
Integrantes do governo brasileiro, sobretudo diplomatas e técnicos, temem a interrupção das negociações que estavam em andamento sobre tarifas impostas previamente ao Brasil, diante da crise instaurada entre os 2 países após aumento da taxação pelos EUA, ontem, 09/07. A sugestão do Itamaraty ao Palácio do Planalto é de cautela, a fim de evitar prejuízos ao Brasil. Na avaliação de auxiliares de Lula, diretamente envolvidos nas negociações comerciais com os americanos, ainda não dá para medir o tamanho do prejuízo com o tarifaço. A sugestão é "deixar a poeira baixar" e aguardar uma sinalização dos negociadores americanos. O governo trabalha com o prazo dado por Trump, que é até 1º de agosto, para a aplicação efetiva das novas alíquotas anunciadas.
Os EUA são o segundo maior parceiro comercial do Brasil, em importações e em exportações, perdendo apenas para a China. Já o Brasil é apenas o 9º país que mais importa produtos americanos e o 18º país que mais exporta.