
Comece o dia bem informado
Pernambuco: Principais Unidades de Saúde terão câmeras e reconhecimento facial
11/07/2025 -
Sete das principais unidades de saúde da RMR, além do Hospital Geral de Areias, passam a contar com sistema de videomonitoramento e controle de acesso. A implantação inicial do sistema contempla os hospitais da Restauração, Getúlio Vargas, Barão de Lucena, Agamenon Magalhães, Otávio de Freitas e o Geral de Areias, todos no Recife, além do Hospital Regional do Agreste, em Caruaru. E visa a segurança a pacientes, profissionais, visitantes e ao patrimônio público. Também receberão os equipamentos a sede da SES-PE, no bairro do Bongi, o anexo da secretaria na antiga Faculdade Nova Roma e a antiga Fusam. Em todos esses locais, a entrada passará a depender de cadastro prévio e identificação, inclusive com possibilidade de reconhecimento facial e leitura automática de placas veiculares.

Setores de internação e exames estarão preservados
De acordo com a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, o sistema segue as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados, LGPD, assegurando o uso responsável das imagens captadas. “As câmeras serão instaladas em pontos estratégicos, com monitoramento contínuo, 24 horas por dia, 7 dias por semana, mas sem registrar imagens sensíveis. Setores de internação e exames estarão preservados, garantindo a privacidade dos pacientes”, explicou.
Durante o mês de agosto, os profissionais das unidades hospitalares serão cadastrados no sistema por uma empresa especializada, com uso de dados como nome, CPF e cargo. Visitantes também precisarão se cadastrar previamente e receberão cartões de identificação para entrada.