
Mobilidade - Ministro dos Transportes e Senador Veneziano projetam início da operação do VLT em Campina Grande já em 2026
11/07/2025 -
Campina Grande viveu, hoje, sexta-feira (11/07), um dos momentos mais simbólicos e marcantes de sua história recente. O Ministro dos Transportes, Renan Filho; e o Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) projetaram para 2026 o início da operação do Veículo Leve Sobre Trilhos - VLT de Campina Grande.
A confirmação
A confirmação veio durante a vinda do ministro à cidade, para vistoriar a obra da duplicação da BR 230 e participar da solenidade de lançamento do novo modal de transporte da cidade, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - Fiepb.
Solenidade
A solenidade, realizada na sede da Federação da Indústria do Estado da Paraíba (FIEP), também contou com a presença do prefeito Bruno Cunha Lima. Na solenidade, o presidente da Transnordestina Logística (FTL), Tufi Daher Filho, garantiu rapidez na recuperação da malha ferroviária do trecho urbano de Campina Grande.
“Daqui a doze meses, no máximo, essa linha férrea já estará totalmente remodelada”, disse.

Projetaram
Com essa afirmação, o ministro Renan e o Senador Veneziano projetaram o início da operação do VLT ainda em 2026.
“O esforço coletivo que foi feito em nome do VLT vai garantir para Campina Grande, agora, o maior investimento em mobilidade urbana da história da cidade. O grande desafio nosso é colocar essa obra para rodar já em 2026, para gente vir aqui com o presidente Lula, ao lado do Senador Veneziano.
Empenho
Como entusiasta da obra, o Senador garantiu empenho para ver o sonho dos campinenses realizado.
“De nossa parte, ministro, o nosso penhorado agradecimento e a certeza de que, como Senador, continuaremos à disposição e trabalhando, em Brasília, para que esta e outras iniciativas que beneficiem os campinenses e os paraibanos se tornem realidade”, disse Veneziano.
A nova linha
A nova linha férrea que será revitalizada com apoio do Ministério dos Transportes atravessa a cidade de sul a norte, ligando o Complexo Aluízio Campos ao Hospital da FAP, e atenderá diretamente mais de 150 mil pessoas. O trajeto abrange regiões fundamentais para o cotidiano da população, incluindo polos de saúde, centros educacionais, áreas comerciais e universidades.
Promete
O VLT promete requalificar a mobilidade urbana e humana de Campina Grande com um modelo moderno, sustentável e acessível. Além disso, a duplicação da BR-230 reforça o novo ciclo de desenvolvimento da cidade e consolida Campina como referência em infraestrutura no interior do Nordeste.
