
Termine o dia bem informado
MEC: Brasil segue abaixo da meta estabelecida na alfabetização
11/07/2025 -
O Brasil registrou um leve avanço na taxa de alfabetização infantil em 2024, mas ainda não atingiu a meta estipulada pelo MEC. De acordo com dados divulgados hoje, 59,2% dos alunos do 2º ano do ensino fundamental alcançaram o nível considerado adequado de alfabetização, segundo o Indicador Criança Alfabetizada. O índice supera os 56% registrados em 2023, mas permanece abaixo da meta nacional de 60% prevista para o ano passado.
Fala o Ministro
Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o resultado foi impactado pela tragédia ambiental no RS. O estado, atingido por enchentes severas, teve uma queda acentuada na taxa de alfabetização, que passou de 63,4% em 2023 para 44,7% em 2024. “Se o Rio Grande do Sul tivesse mantido seu desempenho anterior, teríamos ultrapassado a meta nacional”, afirmou o ministro. “Chegamos a 59,2% e mais da metade dos municípios atingiram a meta. Quase 60% dos estados melhoraram em comparação a 2023, o que para nós é muito importante”, completou.

6 estados tiveram queda nos resultados
De 26 estados brasileiros, 11 alcançaram as metas próprias de alfabetização definidas localmente. Outros 18 registraram avanços em relação a 2023, entre eles SP, que subiu de 51,9% para 58,1% de crianças alfabetizadas, ainda abaixo da média nacional. Em contrapartida, 6 estados tiveram queda nos resultados: AM, BA, PR, PA, RO, além do RS. Roraima não participou da avaliação padronizada. A avaliação ocorre anualmente e faz parte do esforço do MEC para consolidar dados mais precisos sobre o processo de alfabetização. O ministro destacou que a próxima avaliação será realizada entre outubro e novembro deste ano e que a nova meta será mais ambiciosa.