
Interrupção temporária - Dois milhões de pessoas ficarão sem água por 72 horas na Região Metropolitana do Recife
15/07/2025 -
Por conta de uma paralisação no Sistema Pirapama, administrado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), cerca de 2 milhões de moradores de mais de 60 bairros do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana, ficarão sem abastecimento de água por 72 horas.
A interrupção
A interrupção no abastecimento ocorrerá às 20h do dia 22 de julho e a previsão é que termine às 8h do dia 25 de julho. O serviço em si só deverá começar na manhã do dia 23.
Primeira vez
Está é a primeira vez que o maior sistema de abastecimento do estado recebe uma manutenção preventiva desde sua inauguração, em 2008.
Ampliar
De acordo com a Compesa, a medida tem como objetivo ampliar a eficiência e recuperar a vazão de 200 litros de água por segundo. A previsão é que o serviço seja finalizado às 20h do dia 24 de julho e ainda serão necessárias cerca de 12 horas para que o abastecimento volte ao normal.
Explicou
O presidente da Compesa, Alex Campo, explicou que o sistema gigante opera 24 horas sem parar. A ideia de parar agora, segundo ele, é antecipar os problemas.
“A gente já teve problema com o Sistema Pirapama esse ano, com um incêndio em determinada estação. Para além da questão da manutenção preventiva, que como disse vai evitar acidentes e transtornos, existem ganhos operacionais”, explica o presidente da Compesa, Alex Campos.
(Foto: Compesa)