
Futebol - Treze e o Sousa “agonizam” na Série D do Brasileiro, mas seguem vivos com chance de classificação
15/07/2025 -
Dentro de campo, o resultado não tem sido o esperado pela torcida. O Treze e o Sousa “agonizam” na Série D do Campeonato Brasileiro, mas ainda têm chances de classificação para a próxima fase da competição. Com campanhas irregulares, os representantes paraibanos na Quarta Divisão do Campeonato Brasileiro, tem se reservado nas últimas posições do Grupo A 3, e precisam vencer os próximos dois compromissos,e torcer por tropeços dos concorrentes, para avançar no sonho do acesso para a Série C.
Precisa vencer
Mesmo com a vitória diante do Sousa, no último domingo, a situação do Treze ainda é preocupante. O Galo precisa vencer os dois jogos que restam, contra América-RN e Santa Cruz do Recife, torcer que Santa Cruz-RN x Ferroviário seja empate, e que o Santa-RN tropece contra o Sousa. Com 13 pontos conquistados e 12 partidas,o alvinegro precisa ainda torcer para o Ferroviário perder para o Central, e para o Horizonte tropeçar em seus dois últimos jogos para assim, conquistar a classificação.
A campanha
Na Série D deste ano, o Galo venceu até o momento, 4 partidas, empatou 1 e perdeu 7, obtendo 36% de aproveitamento.
Calendário
Caso tropece na reta final da competição, o alvinegro ficará sem calendário no segundo semestre de 2026, visto que não teve um bom desempenho no Campeonato Paraibano deste ano, terminando em 4.º lugar.
Lanterna
Lanterna do Grupo A 3, com 11 pontos, o Sousa tem situação semelhante. O atual campeão paraibano precisa vencer os dois jogos que restam, contra Central e Santa Cruz-RN, torcer por um empate entre Santa-RN e Ferroviário, além de ter que contar com uma derrota do Ferroviário para o Central na rodada de encerramento, e por tropeços de Treze e Horizonte. Na campanha da competição este ano, o Dinossauro venceu três partidas, empatou duas e perdeu 7. O aproveitamento é de 30%.
Atual campeão
Como é o atual campeão paraibano, o Sousa no entanto, tem presença garantida na Série D de 2026, caso não conquiste o acesso na edição deste ano. Além do Dino, tem disputarão a competição nacional no próximo ano, o Serra Branca.
Severino Lopes
O Poder
Foto: Luciano Soares