
Comece o dia bem informado
EUA abre investigação sobre práticas comerciais do Brasil
16/07/2025 -
O governo do presidente Donald Trump abriu ontem, 15/07, uma investigação contra o Brasil por suas práticas comerciais e "ataques" às "empresas americanas de redes sociais", informou o representante comercial Jamieson Greer. A iniciativa ocorre poucos dias após Trump ameaçar impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros exportados para os EUA, em resposta ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado. Na carta enviada ao presidente Lula, Trump condicionou a suspensão das tarifas à negociação de um acordo até 01/08.

Investigação
O governo dos EUA foi além ao cumprir sua ameaça de abertura de uma investigação sobre as práticas comerciais do Brasil, como também havia mencionado na carta. "Por ordem do presidente Trump, lanço uma investigação sob a Seção 301 sobre os ataques do Brasil às empresas americanas de redes sociais, bem como outras práticas comerciais injustas que prejudicam empresas, trabalhadores, agricultores e inovadores tecnológicos americanos", declarou o representante comercial Greer, em comunicado.
A seção 301 da lei de comércio de 1974 aborda práticas estrangeiras desleais que afetam o comércio dos EUA. "As barreiras tarifárias e não tarifárias do Brasil merecem uma investigação exaustiva e, possivelmente, medidas corretivas", acrescentou Greer. As autoridades americanas vão se concentrar em diversas práticas comerciais. Washington investigará o comércio digital e serviços de pagamentos eletrônicos para avaliar se prejudicam as empresas americanas.