
Fé e devoção - Festa de Nossa Senhora do Carmo chega ao ápice com procissão luminosa da Padroeira do Recife
16/07/2025 -
Missas, procissão, show e devoção. Termina hoje, quarta-feira (16/07), a 329ª edição da Festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife. Ao longo dos 11 dias de festa, mais de 100 missas foram celebradas na Basílica do Carmo e no Claustro do Convento, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife. Além da tradicional novena, houve recitação do terço, adoração ao Santíssimo Sacramento.
Simboliza
A Festa de Nossa Senhora do Carmo simboliza a fé do recifense e dos peregrinos que, por mais um ano.
Procissão e Missas
A tradicional procissão com a imagem da santa vai encerrar as atividades.Somente nesta quarta-feira, 25 Missas serão celebradas ao longo do dia.
Às 16h30, acontece Missa Solene Campal presidida por Dom Paulo Jackson. Em seguida, às 18h, será realizada a Procissão luminosa com a imagem da santa. A festa será encerrada com o show com Padre Damião Silva
Tema
Com o tema “Mãe do Carmelo, portadora da Esperança e Salvação que é Cristo” e o lema “Alegrai-vos na esperança, perseverai na tribulação e persistir na oração”, a festa deste ano está inserida no contexto do Ano Jubilar da Igreja Católica, celebração que ocorre a cada 25 anos.
O manto
O manto da imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo foi apresentado ontem à noite, terça-feira (15/07), durante a cerimônia das Vésperas Solenes. O momento aconteceu na noite desta terça-feira (15), na própria Basílica do Carmo, no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife.
Momentos aguardado
A apresentação do manto da imagem da santa peregrina é um dos momentos mais aguardados pelos devotos de Nossa Senhora do Carmo.
Conhecer
Durante a cerimônia que tradicionalmente, acontece nas Vésperas Solenes, o público pôde conhecer a vestimenta que irá revestir a imagem da Mãe do Carmelo, na missa campal com o arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, e a procissão luminosa com a imagem da padroeira.
Algo diferente
Para os fiéis, 329 anos, cada festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, tem algo de diferente. Para os fiéis de todos os lugares, a presença na Basílica renova a fé e faz crer em dias melhores; mas, sobretudo, na proteção de Maria ao longo de mais um ano.
Severino Lopes
O Poder
Foto: Mayara Amancio/CBN Recife