
Comece o dia bem informado
Gilberto Gil comunica morte de Preta Gil. Pediu compreensão nesse "momento difícil"
21/07/2025 -
Gilberto Gil, 83, comunicou a morte da cantora Preta Gil, 50, ontem, domingo, 20/07, através de seu perfil oficial. "É com tristeza que informamos o falecimento de Preta Maria Gadelha Gil Moreira, em Nova Iorque, onde estamos neste momento cuidando dos procedimentos para sua repatriação ao Brasil", inicia em comunicado, compartilhado em conjunto com sua esposa, Flora Gil. Na sequência, o perfil do cantor pede a compreensão de amigos, fãs e profissionais da imprensa enquanto atravessam o momento difícil em família. Em nota, Gilberto Gil também anunciou que a família de Preta divulgará mais informações sobre as despedidas da cantora, assim que possível. A informação da morte da artista havia sido confirmada anteriormente por meio da assessoria da artista. A artista morreu em Nova York, mais cedo, em decorrência de complicações de um câncer.
A última vez que Preta Gil cantou em público foi ao lado do pai, durante show da turnê "Tempo Rei", que marca a despedida dele dos palcos. A apresentação aconteceu no dia 26/04 deste ano, em São Paulo.

Preta Maria Gadelha Gil Moreira
Ícone cultural brasileiro, Preta, filha de Gilberto Gil, e afilhada de Gal Costa, era de uma família tradicional do cenário artístico e foi uma importante figura feminina, com voz ativa pela luta contra o racismo e a gordofobia e pelos direitos das mulheres e da comunidade LGBT+ por meio de suas produções e atuação no setor. Preta deixa o filho Francisco e a neta, Sol de Maria. Preta Gil deixou a carreira de produtora e publicitária e decidiu pela carreira de cantora aos 29 anos, quando lançou seu primeiro álbum. Sua carreira foi marcada por 6 álbuns, além de um bloco de Carnaval no Rio de Janeiro, o Bloco da Preta, e atuação na publicidade, com a agência Mynd.

A ‘batalha’
Em janeiro de 2023, Preta teve um câncer no intestino diagnosticado. Sempre otimista, a cantora compartilhava abertamente, nas redes sociais e em entrevistas à imprensa, seus desafios na batalha contra a doença. Preta estava nos EUA e passava por um tratamento experimental contra o câncer de intestino, que ela tratava desde janeiro de 2023. Após o tratamento inicial no Brasil com quimioterapia e radioterapia, e uma cirurgia para remoção de tumores em agosto de 2024, o câncer retornou em outras regiões do corpo, levando à retomada de intervenções médicas, desta vez, no exterior.
