
Comece o dia bem informado
Gaza: soldados israelenses abrem fogo contra multidão em busca de comida
21/07/2025 -
Em um novo ataque próximo a centros de distribuição de alimentos na Faixa de Gaza, 73 palestinos foram mortos hoje por disparos israelenses, segundo o Ministério da Saúde de Gaza. Forças de Defesa de Israel afirmaram que disparos buscavam "remover ameaça imediata às forças". Segundo divulgado pelo jornal israelense Haaretz, as IDF reconheceram que pessoas foram mortas no ataque, mas acrescentaram que "uma revisão preliminar indica que o número relatado de baixas não condiz com as informações existentes".
Ministério da Saúde de Gaza registrou outras 86 mortes de civis, 76 crianças e 10 adultos, por fome e desnutrição desde o fim da trégua entre Israel e Hamas, em 18/03. Em comunicado divulgado ontem, 20/07, pelo seu canal de Telegram, o órgão responsabiliza "a ocupação israelense e a comunidade internacional por essa tragédia".

"Massacre da farinha"
Maioria das vítimas estava no norte de Gaza, onde ao menos 67 civis foram mortos, segundo ministério de Gaza. Mais cedo, a Defesa Civil do território informou que 44 palestinos haviam sido mortos e dezenas feridos por disparos israelenses perto de um centro de distribuição de ajuda humanitária na região. Horas depois, porém, o Ministério da Saúde informou que o número de vítimas aumentou, incluindo 150 feridos, após mais civis serem levados em estado grave aos hospitais que atendem a região. Ataque de hoje é um dos mais letais próximos a centros de distribuição de ajuda desde o início do conflito em Gaza. Em fevereiro de 2024, ao menos 118 morreram e 760 ficaram feridos após militares israelenses abrirem fogo contra uma multidão que tentava obter comida de caminhões de ajuda na Cidade de Gaza, no que ficou conhecido como "massacre da farinha".
