
Termine o dia bem informado
Gaza: Reino Unido, França e mais 22 países pedem fim imediato da guerra e criticam "comida a conta-gotas"
21/07/2025 -
O Reino Unido e outros 24 países, incluindo França, Canadá e Japão, fizeram um apelo pelo "fim imediato" da guerra na Faixa de Gaza, em um comunicado conjunto publicado hoje, 21/07. "Nós (...) nos reunimos para enviar uma mensagem simples e urgente: a guerra em Gaza deve cessar imediatamente", escrevem os signatários, que consideram que "o sofrimento dos civis em Gaza atingiu novos níveis". "Israel deve cumprir suas obrigações conforme o direito humanitário internacional".
Ainda o comunicado
"O modelo de distribuição de ajuda implementado pelo governo israelense é perigoso, alimenta a instabilidade e priva os habitantes de Gaza de sua dignidade humana (...) É assustador que mais de 800 palestinos tenham sido assassinados enquanto tentavam obter ajuda", afirmam os ministros.
Além disso, o grupo de países expressou sua firme oposição a qualquer iniciativa destinada a modificar o território ou a demografia nos territórios palestinos ocupados, como o projeto para a construção de um enclave no sul de Gaza, chamado de "cidade humanitária" pelo governo de Israel, para onde todos os palestinos seriam direcionados

Signatários
Os países signatários da carta são Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Islândia, Irlanda, Itália, Japão, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Países Baixos, Nova Zelândia, Noruega, Polônia, Portugal, Suécia, Suíça e Reino Unido. A declaração também foi assinada pela Comissária europeia de Igualdade, Hadja Lahbib.
Além da presença do governo belga na carta, o rei Felipe da Bélgica chamou a situação em Gaza de "uma desgraça à humanidade", manifestação considerada rara, já que o rei não costuma falar publicamente sobre assuntos internacionais.
