
Termine o dia bem informado
Pernambuco: morre aos 86 anos Maestro Lessa, regente de tradicional orquestra de frevo
22/07/2025 -
Morreu hoje, 22/07, aos 89 anos, Maestro Lessa, representante da cultura pernambucana e figura marcante nos carnavais de Recife e Olinda. O regente, conhecido pela sua dedicação ao frevo, "arrastava" multidões nos desfiles de blocos como Troça Carnavalesca Mista Tá Maluco, Clube Vassourinhas e Amantes de Glória. A causa da morte não foi divulgada.
A cunhada do maestro, contou que o regente estava bem e não reclamava de dor. "Ninguém estava esperando. Ele sentiu uma dor no peito e falta de ar, e quando levamos ao hospital, ele já tinha falecido", explica. O maestro foi levado para Unidade de Pronto Atendimento, UPA, de Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife. "A família está arrasada. É uma grande perda", conta a cunhada.

Começou em Nazaré da Mata
José Bezerra da Silva, Maestro Lessa, como era conhecido, começou a carreira de músico em Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Em seus 71 anos de profissão, passou por diversos grupos em clubes do Recife e de outras cidades até montar a própria orquestra em 1992.
Nas redes sociais, clubes e troças prestaram homenagens ao maestro, como o Tá Maluco que trazia a orquestra dele comandando o cortejo azul pelas ladeiras de Olinda. "Figura marcante, tradicional e insubstituível, é impossível contar a história do Tá Maluco sem mencionar o maestro", diz. A Troc?a Carnavalesca Pitombeira dos Quatro Cantos também lamentou em sua rede social a morte do maestro e prestou solidariedade aos familiares e amigos.
