
Pesquisa Pulso Brasil/Ipespe - O Brasil pensa com o coracão sobre medidas contra Bolsonaro
25/07/2025 -
As medidas cautelares impostas pelo STF foram consideradas leves por 25% dos entrevistados; adequadas por 29%; exageradas por 13%; descabidas por 30% não responderam, 3%. O resultado é da recente pesquisa Pulso Brasil, realizada pelo Ipespe. A soma dos que aprovam as medidas alcança 54%. Os que reprovam, 43%. A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 22 de julho.
Ideologia
Os eleitores formam opinião a partir da posição ideológica. Entre os que se declaram de esquerda, 96% aprovam as medidas contra Bolsonaro. Entre os de centro, 68% aprovam. Já os que se dizem de direita, apenas 13% aprovam. Nesse grupo, 75% reprovam as medidas do STF. Entre os que aprovam o governo Lula, 96% aprovam também as medidas. Entre os que desaprovam Lula, o quadro muda radicalmente. Apenas 19% aprovam as medidas enquanto 78% desaprovam.
Quem é o principal líder da direita?
Jair Bolsonaro, foi a resposta de 46% dos entrevistados. Entre os que se declaram de direita esse número sobe para 67%. A pesquisa foi estimulada, ou seja, apresentando os nomes. Entre os demais líderes da direita pesquisados, Tarcísio de Freitas tem 14%, Ronaldo Caiado, 3%, Ratinho Jr, 3%, Romeu Zema 3%, nenhum desses/outro, 19%. Não sabem ou não quiseram responder, 11%.