
Futebol - Sousa e Treze se despedem da Série D amargando as duas últimas colocações do Grupo 3
28/07/2025 -
Uma campanha decepcionante. A caminhada dos representantes paraibanos na Série D do Campeonato Brasileiro foi “desastrosa”. Com um futebol abaixo do esperado pela torcida, Sousa e Treze não somente ficaram de fora da fase final, mas melancolicamente terminaram nas últimas colocações, com apenas um ponto de diferença de um para o outro. O sonho do acesso foi adiado mais uma vez.
Última vez
A última vez que o mata-mata da Série D não teve nenhum time paraibano foi em 2020, quando Campinense e Atlético de Cajazeiras não avançaram no Grupo 4. Naquela ocasião os clubes ficaram na 5ª e 6ª colocação.
A campanha
Este ano, a campanha de Sousa e Treze na Série D foi pior, visto que os dois paraibanos terminaram na lanterna e vice-lanterna. O Dinossauro encerrou a campanha na última colocação, com 12 pontos, e o Treze na 7ª, com 13 pontos.
Centenário melancólico
No ano do centenário, o Treze se despediu da temporada de 2025, com mais uma derrota na Série D, desta vez para o Santa Cruz, por 3 a 0.
A soma
Somando todas as competições disputadas nesta temporada, o Treze entrou em campo em 27 oportunidades, vencendo 10 partidas, empatando 5 e perdendo outras 12, totalizando um aproveitamento de apenas 43% (um dos menores do clube nos últimos anos).
O recomeço
Se a temporada dentro de campo foi melancólica e se encerrou de forma precoce, o torcedor trezeano agora volta as suas atenções para o Tribunal de Justiça da Paraíba. É que na próxima quarta-feira (30) acontece a Assembleia Geral de Credores que pautará a Recuperação Judicial do clube. Caso o Treze consiga chegar a um acordo com os seus devedores, o clube dará um grande passo para tornar-se uma SAF e, com isso, pavimentar o seu retorno aos momentos de glória.
O Sousa
Bicampeão paraibano, o Sousa se despediu oficialmente da Série D 2025 e não foi da forma que o torcedor queria. O Alviverde perdeu em casa para o Santa Cruz-RN, por 2 a 1, ficando de fora do mata-mata pelo segundo ano seguido.
O Dinossauro entrou no Brasileiro com grandes expectativas, afinal, é o atual campeão paraibano. Porém o time que foi incontestável no início do ano, acabou não engrenando na Série D.
Recesso
Agora o Dinossauro entra em recesso e volta em breve com o planejamento pensando na temporada 2026. No próximo ano, o Alviverde tem novamente calendário cheio, com Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Série D e Campeonato Paraibano.
2026
Em 2026, o Sousa e o Serra Branca serão os representantes da Paraíba na Série D. Por terem “fracassado” no Campeonato Paraibano, Treze e Campinense ficaram sem série em 2026, e vão disputar apenas o Estadual, precisando chegar na final para conquistar o calendário nacional para 2027.
Severino Lopes
O Poder
Foto: Luciano Soares
