
Termine o dia bem informado
Brasil saiu oficialmente do Mapa da Fome após 3 anos, anuncia Relatório da ONU
28/07/2025 -
A ONU, Organização das Nações Unidas, anunciou, hoje. 28/07, que o Brasil saiu oficialmente do Mapa da Fome. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, o resultado reflete a média entre 2022 e 2024, que colocou o país abaixo do patamar de 2,5% da população em risco de subnutrição ou de falta de acesso à alimentação suficiente. O anúncio foi feito durante evento oficial da 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, em Adis Abeba, na Etiópia.

Efeito da Pandemia
O Brasil voltou a entrar no Mapa da Fome em 2021, como efeito da pandemia, após passar sete anos fora da compilação. Da última vez, o país levou quase 12 anos para conseguir sair da listagem. O Mapa da Fome é elaborado pela FAO, agência da ONU especializada em Alimentação e Agricultura, e mede o acesso da população à alimentação suficiente para uma vida ativa e saudável. O Brasil já havia saído da lista de países com fome em 2014. No entanto, após a análise dos dados de 2018 a 2020, a ONU recolocou o país na categoria em 2022, apontando um aumento da insegurança alimentar no período.

De acordo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social e com dados do IBGE, até o final de 2023, o país removeu cerca de 24 milhões de pessoas da insegurança alimentar grave. Isso porque, em 2022, agravado pela pós-pandemia, 33,1 milhões de brasileiros não tinham o que comer. De acordo com a pasta, o resultado reflete a média dos três últimos anos 2022,2023 e 2024, que colocou o Brasil abaixo do patamar de 2,5% da população com falta de acesso à alimentação suficiente ou risco de subnutrição. "Isso significa que reduzimos a insegurança alimentar grave e a subnutrição para menos de 2,5% da população", afirmou Lula. "Uma conquista histórica que mostra que com políticas públicas sérias e compromisso com o povo, é possível combater a fome e construir um país mais justo e solidário", disse ainda o presidente.