
Roberto Pereira é o novo imortal da APL
28/07/2025 -
Com uma longa trajetória de serviços prestados no campo da preservação do patrimônio histórico e cultural, escritor e pensador, Roberto Pereira acaba de ser eleito para a Academia Pernambucana de Letras, na vaga deixada por Marcos Vinícius Vilaça.
Currículo
Roberto Pereira foi secretário de Educação e Cultura do Recife e, depois, de Pernambuco, tendo se destacado por realizar projetos de fomento da cultura.
Foi presidente da Fundarpe onde cumpriu um imenso programa de restauração dos monumentos históricos de nosso Estado, também um vasto projeto de editoração, atingindo, nos quatro anos, uma média de 1,5 livros/mês.
Foi, em duas gestões, membro do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural, tendo se destacado por sua permanente defesa do patrimônio histórico e cultural de Pernambuco.
Foi assessor especial de Marco Maciel, nas suas duas gestões na Vice-presidência da República.
Roberto Pereira presidiu a Fundação de Cultura Cidade do Recife e também a Empresa Pernambucana do Turismo (Empetur).
É membro da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), do Instituto Histórico de Goiana, da Academia de Letras de Goiana.
Educador, por muitos anos foi professor e diretor-presidente do Radier Centro Educacional.
Obra
Roberto Pereira é autor dos livros 'Um olhar sobre o imaginário cultural' e 'Arte e cultura, pensar, livre pensar,'. Também autor do opúsculo 'O idealismo da Confederação do Equador.'
Ele publicou, nos jornais de Pernambuco, quase dois mil artigos, sendo considerado, de há muito, um escritor público.
Conferencista renomado, tendo ministrado palestras na APL, no IAHGP e em fiversas fáculdades do Estado.
Votação
Roberto Pereira recebeu a expressiva quantidade de 30 votos.