
Comece o dia bem informado
Rússia ataca colônia penal na Ucrânia deixando pelo menos 16 mortos
29/07/2025 -
Ataques russos contra uma colônia penal na região de Zaporizhzhia, no sudoeste da Ucrânia, deixaram ao menos 17 mortos e 80 feridos hoje, 29/07, informaram militares ucranianos e Ivan Fedorov, governador local. O governador escreveu no aplicativo de mensagens Telegram que os prédios da unidade correcional foram destruídos e que residências particulares próximas também foram danificadas. O chefe de gabinete do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, Andriy Yermak, condenou os ataques como "mais um crime de guerra" cometido pela Rússia.
"O regime de Putin, que também faz ameaças contra os Estados Unidos por meio de alguns de seus porta-vozes, deve enfrentar golpes econômicos e militares que o privam da capacidade de travar a guerra", escreveu Yermak em uma publicação no X. As forças de Moscou têm atacado Zaporizhzhia regularmente, usando drones, mísseis e bombas aéreas, desde o início da guerra, iniciada pela Rússia com uma invasão em larga escala da Ucrânia em 2022. A Rússia declarou unilateralmente, no início da guerra, a anexação de partes de Zaporizhzhia e áreas dentro e ao redor de três outras regiões ucranianas. Kiev e seus aliados ocidentais classificaram a medida como uma apropriação ilegal de terras.

O governador Ivan Fedorov afirmou que as forças russas lançaram 8 ataques no distrito, supostamente usando bombas aéreas de alto explosivo. A Reuters não conseguiu verificar a reportagem de Fedorov de forma independente. Não houve comentários imediatos da Rússia. Ambos os lados negam ter como alvo civis em seus ataques, mas milhares de civis foram mortos no conflito, a grande maioria ucranianos. Foto2: AP Photo/Leo Correa