imagem noticia

Tecnologia no Consultório Odontológico - O Futuro Chegou com um Sorriso

30/07/2025 -

imagem noticia
Por Severino Lopes*
 
Já foi o tempo em que a ida ao dentista era um suplício. O medo e o pavor da cadeira do dentista ficaram para trás. E aquela “dor insuportável” sumiu. Alguns instrumentos odontológicos que assustavam o paciente por inevitavelmente provocar tensão na extração do dente, mesmo com a anestesia, se tornaram obsoletos com o avanço da tecnologia. A automação e a digitalização trouxeram novas alternativas mais eficientes e seguras. Ao integrar tecnologia ao atendimento clínico, ela proporciona mais precisão, agilidade e conforto para todos os envolvidos.
 
Com a modernidade, a odontologia passou a incorporar diversas tecnologias para melhorar os tratamentos e a experiência do paciente. Entre as principais novidades, estão a impressão 3D, o escaneamento intraoral, sensores inteligentes, anestesia eletrônica, cirurgia guiada e os alinhadores invisíveis.
 
O Poder ouviu alguns especialistas na área que destacaram a revolução que o emprego da tecnologia já causou nos consultórios odontológicos do futuro, modificando inclusive, o papel do profissional médico também. O consultório do futuro não é mais apenas um local de atendimento, mas um ecossistema de experiência, tecnologia e eficiência. Atendimento humanizado com apoio da tecnologia, sem perder o toque pessoal.
 
O cirurgião dentista e professor da Uninassau, Roniery Costa, garantiu que o advento dessas tecnologias, tem provocado uma transformação silenciosa e redesenhado o cenário dos consultórios. A odontologia hoje, conforme explicou a O Poder o Dr. Roniery, utiliza de várias linhas relacionadas à tecnologia, sendo a mais revolucionária delas a odontologia 3D. Com essa técnica, o cirurgião consegue fazer o escaneamento do paciente através do 3D.
 
Essas imagens vão para o computador e a partir daí o cirurgião dentista pode fazer o planejamento de forma virtual.
 
“Então isso já acontece em vários consultórios, em vários locais, inclusive em Pernambuco. Temos colegas que já trabalham com essa tecnologia, inclusive eu trabalho também. Isso traz agilidade, conforto e segurança para o paciente” explicou.
 
Com o uso da odontologia 3D o dentista consegue planejar o sorriso do paciente. O processo é simples. Rápido. Eficiente. Primeiramente, faz o escaneamento, joga no planejamento digital, que é o computador, que é o software, posteriormente, faz ajustar de acordo com o que o paciente quer e o que é possível.
 
Então o profissional consegue visualizar a cor, o formato do dente. Essa é uma tecnologia hoje que está em alta, e está avançando muito no processo. Oferece conforto, segurança, tecnologia. Isso é um diferencial imenso, principalmente quando o paciente busca qualidade no atendimento.
 
Esse tipo de tecnologia deve, brevemente, chegar ao serviço público, mas ainda não está disponível na rede pública por se tratar de equipamentos caros que oferecem essa facilidade para o paciente.
 






Tratamento humanizado e agilidade no atendimento
 
Ao olhar para o interior de clínicas que investem em inovação, nota-se que o foco já não está apenas nos instrumentos ou nos procedimentos em si. A atenção se volta, também, à forma como toda a experiência acontece, tanto para o profissional quanto para o paciente. Essa experiência, hoje, é profundamente moldada pela tecnologia.
 
Entre os benefícios da inovação para profissionais e pacientes, destaca-se a agilidade na consulta. Isso porque, se antes da consulta era caracterizada por desconforto e lentidão, agora há espaço para mais precisão, agilidade e bem-estar.
 
A inovação também garante agilidade nos procedimentos e melhoria na solução técnica. Uma das principais vantagens das inovações clínicas é não está ganhando tempo sem perda de qualidade.
 
Os profissionais fornecem diagnósticos mais precisos em menos tempo, com o apoio de exames integrados e recursos digitais. Isso reflete diretamente na confiança do paciente e na eficiência do atendimento.
 
Mais conforto durante tratamentos prolongados
 
Para o paciente, a experiência é outra. O profissional, hoje, se sente mais confortável e com recursos para tornar um tratamento mais eficaz. Cadeiras com melhor ajuste, controle de temperatura e superfícies mais confortáveis tornam o tratamento menos estressante. E isso faz diferença, especialmente em consultas longas ou tratamentos contínuos.
 
Do outro lado, o dentista também sente o impacto. Menos esforço repetitivo, mais ergonomia e fluxos otimizados fazem da jornada diária algo menos exaustivo. O reflexo é duplo: mais disposição no atendimento e menor chance de problemas físicos relacionados ao trabalho.
 
E os recursos são infinitos como sensores inteligentes e ajustes automatizados; tecnologias permitem salvar posições, realizar comandos com o pé ou com o toque e adaptar a cadeira rapidamente para cada paciente e tipo de atendimento.
  
O design ergonômico reduz o esforço físico do profissional e melhora a postura do paciente
Os modelos atuais foram projetados para garantir o conforto ao paciente e preservar a postura do profissional. Isso significa menos dor nas costas e mais concentração no que realmente importa: o cuidado. Sem dúvida, o profissional trabalha mais confortável.
 
A conectividade também chegou às cadeiras. É possível integrar o equipamento a softwares de gestão, radiografias digitais e scanners. Assim, o dentista visualiza exames na hora, sem precisar sair do posto de trabalho ou perder tempo com sistemas diferentes.

Uma das preocupações é que a máquina e as tecnologias não substituam o profissional. Diante do avanço da tecnologia, o Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE), criou uma Comissão de Odontologia Digital para fomentar o uso dessas novas ferramentas. 

Essa iniciativa visa acompanhar e orientar os profissionais sobre as transformações digitais que estão ocorrendo na área, como a impressão 3D e softwares de planejamento digital. 

O CRO-PE no entanto, reconhece a importância da odontologia digital para otimizar tratamentos, oferecer mais conforto aos pacientes e auxiliar os profissionais da área. Para isso, busca fomentar e divulgar as novas tecnologias entre os profissionais da área, garantindo que eles estejam atualizados e preparados para oferecer o melhor atendimento aos pacientes. 





A revolução da Inteligência Artificial na Odontologia
 
Eficiência no tratamento, agilidade na hora da consulta e planejamento de um belo sorriso. Ferramentas que tornam diagnósticos mais precisos, tratamentos mais personalizados e com uma gestão dos consultórios mais eficiente. A IA chegou. Como se não bastasse a chegada da odontologia digital, a odontologia 3D, o emprego das inteligências artificiais tem causado uma revolução no setor.
 
A odontologia está passando por uma revolução tecnológica, com a inteligência artificial (IA) no centro dessa transformação. A IA está redefinindo o atendimento ao paciente em várias frentes, tornando as clínicas mais eficientes, melhorando significativamente a experiência do paciente e trazendo promessas animadoras para os profissionais da área.
 
Essas tecnologias estão em alta e devem avançar ainda mais.Uma das principais inovações da transformação digital na odontologia do momento é o ChatGPT para dentista. Trata-se de uma ferramenta revolucionária na clínica odontológica.
 
A Odonto GPT é uma tecnologia artificial em que o profissional consegue procurar inteligência em temas específicos, já que ela é calibrada com livros e artigos científicos. Por isso se torna mais precisa. Com essa ferramenta, o cirurgião consegue pegar o prontuário do paciente, tirar foto, e ele manda a prescrição. Essa tecnologia vai ser uma nova tendência hoje porque, em todas as profissões, a inteligência artificial está entrando com muita tecnologia. O grande objetivo é facilitar a vida da cirurgia dentista, como também do paciente.

Para entender melhor essa revolução que a tecnologia causou na Odontologia, O Poder conversou esta semana com o programador Thierry Cândido Nascimento Gaspar Silva. Ele é um dos  desenvolvedores da Inteligência Artificial da Odonto GPT.
 
O técnico explicou que o seu interesse maior na questão de Inteligência Artificial foi justamente conseguir não só acompanhar essa crescente mas, da mesma forma, como a IA está cada vez mais inserida na vida do brasileiro, seja na criação de textos, na criação de imagens, e até mesmo em vídeos.
 
Como tem bastante amigos da área da odontologia,Thierry Cândido resolveu desenvolver a ferramenta específica para a área de odontologia. A ideia foi implementar um instrumento que pudesse auxiliar na formação dos profissionais da área
 
“A gente tem uma grade curricular com 24 especializações de odontologia, seu processo  é de 5 anos de graduação e por que não desenvolver um sistema de inteligência artificial que conseguisse auxiliar essas pessoas que estão no processo de graduação?  Explicou.
 
A proposta é beneficiar os graduandos desde a fase inicial do curso, nas disciplinas como  farmacologia, fisiologia, bioquímica, entre outros.
 
A ferramenta Odonto GPT nasceu inicialmente  com a premissa de tê-la no WhatsApp, por ser nos tempos atuais, a ferramenta de aplicativo e mídia social de maior comunicação  na América Latina. A Inteligência Artificial da Odonto GPT, também auxilia os profissionais que já estão atuando na área.
 
A ideia foi garantir comodidade, agilidade e precisão no processo de formação do futuro cirurgião dentista.
 
A ferramenta foi elaborada a partir da decisão de inserir um assinante de 24 horas no WhatsApp para atender estudantes e profissionais em uma graduação de 5 anos, 25 especialidades onde com poucos cliques eles conseguem ter um retorno rápido e preciso. Partiu disso, de trazer uma comunidade articulada em uma ferramenta que já é bastante utilizada, fazendo com que essas pessoas não precisem sair de uma tela principal ou baixar um aplicativo para ter acesso à inteligência artificial.
 
A Odonto GPTGPT visa redefinir a rotina desses profissionais e estudantes com foco 100% em ser aliada deles, ajudando no desenvolvimento teórico e prático e, principalmente, na questão de precisão e de trazer um pouco mais de segurança, quando se abordar caso clínico ou até mesmo na farmacologia.
 
O Odonto GPT direciona todo esse processo para quem é um estudante e se torna realmente um assistente de 24 horas. Com essa ferramenta o estudante vai ter um acompanhamento desde o seu primeiro período até o último. E para profissionais que já estão na área vai ser um outro par de olhos, literalmente ali para poder dar um suporte a mais na atuação.
 
Para dentista com especialização em Farmacologia, por exemplo, a ferramenta funciona como espécie de “assistente” que ajuda o profissional a prescrever a medicação para os pacientes de forma precisa. Isso quando ele tem  alguma dúvida em relação ao medicamento a ser prescrito.
 
Ou seja, ela dá um respaldo ao profissional, incluindo informações, alertas, cuidados. Esses alertas, principalmente, são voltados para a parte de alergia, de possíveis alergias ou de fases. A alergia que esse paciente vem a ter, se estiver na prescrição, automaticamente a própria inteligência artificial já desenvolve alertas de outros medicamentos que podem substituir as prescrições iniciais.
 




 
Tecnologia não substitui o profissional
 
Em Pernambuco muitos consultórios odontológicos e laboratórios já utilizam tecnologias de impressão 3D e odontologia digital para auxiliar dentistas em casos de próteses e restaurações.  Diversos consultórios no Recife já estão incorporando essa tecnologia em seus atendimentos, que não substitui a experiência e a habilidade do profissional, e sim, a complementa. Tornando os tratamentos mais eficientes e seguros. 
 
O Laboratório Digital Odontológico (LDO), é um deles. O Poder conversou com a cirurgiã dentista e proprietária do LDO, Amanda Maria Saldanha Arruda que deu detalhes do empreendimento e como a  tecnologia tem causado uma revolução na odontologia.
 
O Laboratório localizado na Avenida República do Líbano, 251 Rio Mar Trade Center - Torre 3,  Pina, Recife , existe desde 2022 e tem conquistado clientes de Recife e de outros municípios, devido a rapidez e eficiência na confecção de próteses, usando diversos meios tecnológicos, principalmente da Inteligência Artificial.
 
Formada pela Faculdade de Odontologia do Recife (FOR),  Amanda Maria Saldanha, garante que os recursos tecnológicos não substituem o profissional, mas complementam o trabalho, dando agilidade, qualidade e conforto aos pacientes.
 
“O Laboratório nasceu em 2022, mas a gente vem crescendo, juntamente com o desenvolvimento tecnológico, que é o nosso mais forte” , revelou.
 
Ela contou que o Laboratório realiza todo o trabalho com impressoras 3D, fresadoras e scanners intra-oral,  Tudo é digitalizado.  O laboratório desenvolve toda a parte de produção de dentes, tudo em materiais impressos usando a impressora 2D.
 
Sobre as vantagens, Amanda garantiu que essa tecnologia dá mais resistência, mais qualidade e conforto para o cliente.
 
São inúmeros benefícios, tanto para o cliente final como para a cirurgia dentista. É uma via de mão dupla.
 
Atualmente, a Odontologia Digital engloba o uso de scanners intraorais, softwares de planejamento para ortodontia e próteses, e impressoras 3D para a criação de modelos, guias cirúrgicos e peças protética; Câmeras Intraorais, equipamentos que permitem visualizar o interior da boca do paciente em detalhes, auxiliando no diagnóstico e na comunicação com o paciente; e a Radiografia Digital que consiste na substituição da radiografia convencional por imagens digitais, com menor exposição à radiação e maior precisão diagnóstica. 
 
É ainda utilizada a Impressão 3D com a criação de modelos, guias cirúrgicos, alinhadores transparentes e próteses personalizadas com alta precisão; o Softwares de Planejamento, ferramentas que auxiliam na elaboração de planos de tratamento mais precisos e personalizados, especialmente em casos de ortodontia e reabilitação oral. E a Anestesia Eletrônica que consiste em equipamentos que controlam a aplicação da anestesia, tornando o procedimento mais confortável e seguro para o paciente. 
 
Como benefícios dessa tecnologia contam-se a maior precisão nos diagnósticos e tratamentos mais previsíveis, com menor necessidade de retrabalhos.
Máquinas e profissionais juntos, proporcionando segurança, conforto e qualidade nos serviços. A incorporação de tecnologia na odontologia já é considerada uma revolução, por agregar diagnósticos mais precisos para o consultório, gerando tratamentos mais eficazes, evitando erros, melhorando a comunicação entre dentista e paciente, e claro, gerando maior qualidade dos atendimentos realizados e resultados mais satisfatórios .
 
*Severino Lopes é jornalista e editor regional do Jornal O Poder.
www.opoder.com.br
imagem noticia-5

Deseja receber O PODER e artigos como esse no seu zap ? CLIQUE AQUI.

Confira mais notícias

a

Contato

facebook instagram

Telefone/Whatsappicone phone

Brasília

(61) 99667-4410

Recife

(81) 99967-9957
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site.
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Jornal O Poder - Política de Privacidade

Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos projetos gerenciados pela Jornal O Poder.

As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas apenas para fins de comunicação de nossas ações.

O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar diretamente o usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como geolocalização, navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações sobre hábitos de navegação.

O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a confirmação do armazenamento desses dados.

O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus formulários preenchidos.

De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Jornal O Poder não divulgará dados pessoais.

Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a Jornal O Poder implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.

fechar