
Termine o dia bem informado
Scanntech: tradicional feijão com arroz vem perdendo espaço no prato do brasileiro
30/07/2025 -
Mesmo com o preço dos alimentos retraindo, o tradicional feijão com arroz vem perdendo espaço no prato do brasileiro, segundo levantamento da Scanntech. No 1o semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do anterior, o consumo de arroz caiu 4,7%, enquanto o de feijão recuou 4,2%. O leite registrou uma queda ainda maior, mas a diferença é que este encareceu de um ano para cá, enquanto aqueles baratearam. A pesquisa da Scanntech apurou uma alta de 8,5% nos preços do Leite UHT, enquanto o arroz ficou 14,2% mais barato e o feijão, 17,5%. Nos 12 meses até junho, o IBGE registrou baixa de 16,77% no arroz e, entre os diversos tipos de feijão, quedas que vão de 3,44%, mulatinh, a 21,37%, preto. Enquanto isso, o grupo de leites e derivados subiu 3,45% de acordo com o IPCA, que mede a inflação oficial do mês. Demais itens nos quais a Scanntech observou uma queda no consumo, massa alimentícia, massa instantânea, café, óleo e sal, também registraram alta de preços no período.

Arroz e feijão caiu na preferência do brasileiro
Quanto à perda de preferência pelo básico do prato brasileiro, o levantamento destaca dados da Embrapa que indicam que o consumo de arroz caiu de 40 kg per capita por ano em 1985 para 28,2 kg em 2023. Enquanto isso, o feijão recuou de 19 kg para 12,8 kg. Mudanças nos hábitos, na dieta, questões econômicas e até a constituição dos lares são elencadas como os fatores por trás da queda no consumo destes itens, segundo a Scanntech. "O arroz e o feijão são a definição do povo brasileiro, mas mudanças como a urbanização da população e a redução do tamanho das famílias e a redução na construção das casas mudam também a maneira com que a gente se alimenta. Quando temos uma grande família, faz sentido fazer arroz e feijão para todos, mas quando estamos sozinhos, ou somente 2 pessoas, o arroz e feijão vira um alimento muito trabalhoso para se preparar e estocar", observa Priscila Ariani, diretora de marketing da Scanntech e responsável pelas análises e estudos de mercado. "Além do tamanho das famílias e lares, a urbanização também muda a nossa disponibilidade de tempo para o cozinhar e, consequentemente, muda como nos alimentamos. Sendo assim estamos frente à uma mudança gradual mas consistente que está transformando a identidade alimentar do povo brasileiro."