
Comece o dia bem informado
Alexandre de Moraes vai ao jogo, Corinthians x Palmeiras, após sanções de Trump
31/07/2025 -
Alexandre de Moraes, ministro do STF, esteve na Neo Química Arena para acompanhar o jogo entre Corinthians e Palmeiras, válido pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil. A presença no Dérbi ocorre logo após o governo dos Estados Unidos aplicar contra ele a Lei Magnitsky, que permite a imposição de sanções econômicas contra acusados de corrupção ou graves violações de direitos humanos. Alexandre de Moraes se encaminhou para um dos camarotes do estádio junto do presidente interino do Corinthians, Osmar Stábile. Moraes sorriu e fez um gesto obsceno. O magistrado é corintiano. A imagem em que Moraes mostra o dedo médio foi divulgada pelo Estadão.

Lei Magnitsky
As sanções norte-americanas foram aplicadas com base na Lei Magnitsky, que permite punir estrangeiros acusados de corrupção ou graves violações de direitos humanos. A medida impede o ministro de entrar nos EUA, determina o bloqueio de eventuais bens ou contas no país e pode dificultar relações com empresas norte-americanas, como operadoras de cartão de crédito. O que muda para Moraes com as sanções de Trump, que acusa o ministro de censura e abusos de direitos humanos.
Moraes é primeira autoridade de país democrático enquadrada na Lei Magnitsky. Sanção só havia sido usada contra autoridades de regimes ditatoriais, integrantes de grupos terroristas, lavadores de dinheiro e assassinos em série