
Cultura - No aniversário da Sinfônica, João Campos anuncia concurso para recompor orquestra
31/07/2025 -
O Poder pediu, em crônica de Zé da Flauta, o prefeito ouviu. Nas emocionantes comemorações dos 95 anos da Orquestra Sinfônica do Recife o prefeito João Campos deu um grande presente à OSR - haverá concurso para recompor os quadros.

Apresentação
Acordes e emoções. Durante as comemorações, a Orquestra Sinfônica do Recife se apresentou no Morro da Conceição, em concerto gratuito e histórico no Santuário de Nossa Senhora da Conceição.
O anúncio
Durante o evento, o prefeito do Recife, João Campos, anunciou a realização de concurso público para recomposição de quadros do conjunto orquestral, declarado patrimônio cultural imaterial do Recife. A seleção também contemplará a Banda Sinfônica do Recife.
“O Recife tem a Orquestra Sinfônica mais antiga em atividade contínua do Brasil e, para nós, também a melhor do país. Celebrar seus 95 anos aqui no Morro da Conceição é um gesto simbólico e importante, reforçando que a cultura deve estar presente em todos os cantos da cidade, não só no Teatro de Santa Isabel, mas também em espaços populares e afetivos como este. E, nesse aniversário, quem ganha o presente é a própria Orquestra. Depois de muito trabalho da nossa equipe, vamos lançar, ainda neste semestre, um concurso público para recompor os quadros da Orquestra e da Banda Sinfônica” anunciou.

Continuidade
Essa é uma conquista que, segundo o prefeito, garante a continuidade dessa história e valoriza quem faz a música do Recife todos os dias”, afirmou o prefeito João Campos.
A seleção
Assegurando novos investimentos que confirmam o Recife como uma das poucas cidades brasileiras que mantêm em atividade, há décadas, tanto uma Banda quanto uma Orquestra Sinfônica com recursos públicos, a seleção deverá ter edital lançado ainda neste segundo semestre.
O edital
O edital atende a um pleito dos próprios músicos, garantindo a renovação de talentos e favorecendo a dedicação exclusiva dos instrumentistas, para manter o alto gabarito de dois dos mais celebrados conjuntos sinfônicos públicos do país.
Investimento
Além disso, o concurso permitirá o investimento planejado do poder público municipal na Orquestra e na Banda, promovendo ainda a preservação e a transmissão dos legados sinfônicos na cidade, declarada criativa e musical até pela Unesco.

Sobre a Orquestra Sinfônica
Atualmente formada por cerca de 80 músicos, a Orquestra Sinfônica do Recife foi fundada em 30 de julho de 1930 por Walter Cox, pelo compositor Ernani Braga e por Vicente Fittipaldi, seu primeiro maestro, que permaneceu à frente do conjunto até 1961. À época, chamava-se Orquestra Sinfônica de Concertos Populares e, em 1949, ao se vincular à gestão municipal, passou a se chamar Orquestra Sinfônica do Recife.
Regentes
Além de Fittipaldi, já teve como regentes: Mário Câncio (1962–1974), Guedes Peixoto (1975–1984), Eleazar de Carvalho (1985–1988), Eugene Egan (1989), Arlindo Teixeira (1991), Diogo Pacheco (1992), Carlos Veiga (1993–2000), Osman Giuseppe Gioia (2001–2013) e Marlos Nobre (2013–2020).
Patrimònio Cultural Imaterial
Em 2018, foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da capital pernambucana. Às vésperas de completar 100 anos, a Orquestra segue enchendo o Recife de música e novidade. Os últimos cinco anos foram marcados por importantes avanços e melhorias. Depois de ganhar dois novos maestros - Lanfranco Marcelletti Jr. e José Renato Accioly -, passou a oferecer entre três e quatro concertos mensais e a disponibilizar ingressos pela internet.
Sobre a Banda Sinfônica
Fundada em 7 de outubro de 1958, a Banda Sinfônica do Recife se apresentou pela primeira vez no dia 24 de dezembro daquele ano, no Sítio Trindade.
Grandes músicos
Em quase sete décadas de atividades, já teve grandes músicos como regentes, a exemplo de Geraldo Menucci (o primeiro), Lourival Oliveira, Antônio Albuquerque, Luiz Caetano, José Genuíno, Júlio Rocha, Ademir Araújo, Edson Rodrigues, Ricardo Normando e Maestro Duda. Desde 2002, está sob a regência do maestro Nenéu Liberalquino.
Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Confira mais notícias
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Jornal O Poder - Política de Privacidade
Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos
projetos
gerenciados pela Jornal O Poder.
As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas
apenas para
fins de comunicação de nossas ações.
O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar
diretamente o
usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como
geolocalização,
navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações
sobre
hábitos de navegação.
O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a
confirmação do armazenamento desses dados.
O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus
formulários
preenchidos.
De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Jornal O Poder não divulgará dados
pessoais.
Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a
Jornal O Poder
implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as
informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.