
Comece o dia bem informado
Trump adia: tarifas só entram em vigor em 7 de agosto e mantém Brasil como o mais taxado
01/08/2025 -
Após repetir reiteradamente que o dia 1º de agosto seria o prazo final e inadiável para aplicação do tarifaço, o governo dos Estados Unidos jogou para semana que vem a data em que entrarão em vigor tarifas recíprocas reajustadas por Donald Trump. Em ordem executiva assinada ontem, o republicano impôs alíquotas que variam de 10% a 41% a dezenas de países. O decreto pontua que as taxas entram em vigor 7 dias após sua publicação, no dia 7 de agosto, próxima quinta-feira.

Confirmou 50% para o Brasil
Trump, assinou uma ordem executiva na noite de ontem impondo tarifas recíprocas que variam de 10% a 41% a dezenas de países. O Brasil aparece na lista com uma alíquota recíproca de 10%. Na véspera, quarta-feira, 30/07, o republicano confirmou, já considerando esta taxa base, que iria subir em 40 pontos percentuais a tarifa aplicada contra os importados brasileiros, totalizando 50%. O decreto desta quinta-feira, 31/07, trata de reajustar as tarifas anunciadas pelo republicano em 02/04, que ficou conhecido como Dia da Libertação. Uma semana mais tarde, porém, Trump anunciou uma pausa de 90 dias ao tarifaço para que os EUA pudessem negociar com seus parceiros comerciais.
Entre os países mais taxados, mas atrás do Brasil, aparecem Suíça, com 39%; Mianmar e Laos, 40%; e Síria, 41%. Além disso, a Casa Branca aumentou em 5% os encargos para Costa Rica, Bolívia e Equador, atingindo alíquota de 15%. Em outro decreto, Trump elevou a tarifa do Canadá de 25% para 35% a partir de hoje, 01/08.