
Comece o dia bem informado
Lula e STF: 6 ministros participam de jantar em gesto a Moraes. Judiciário retorna hoje
01/08/2025 -
O presidente Lula, investiu em fazer um gesto de apoio ao STF, Supremo Tribunal Federal, ao promover um jantar para os magistrados da Corte na noite de ontem, 31/07, embora nem todos tenham comparecido. O governo estuda reações possíveis às mais recentes decisões da Casa Branca quanto ao tarifaço e às sanções contra Alexandre de Moraes.
O encontro no Palácio da Alvorada começou pouco depois das 19h30 e durou pouco mais de duas horas. Estiveram presentes os ministros do Supremo Luís Roberto Barroso, presidente da Corte, Gilmar Mendes, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Alexandre de Moraes, o principal alvo dos ataques do governo dos Estados Unidos e da oposição ao governo Lula. Além dos magistrados, participaram da reunião o procurador-Geral da República, Paulo Gonet, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e o advogado-geral da União, Jorge Messias. Nenhuma das autoridades quis falar ao fim do encontro. Na noite de quarta-feira, 30/07, Lula já havia recebido Barroso, Gilmar e Zanin no Palácio do Planalto, ao lado de Lewandowski. O gesto do jantar também ajuda a afastar qualquer esperança da oposição de que o julgamento de Jair Bolsonaro possa ser adiado por pressão política.

Hoje é o retorno dos trabalhos do Judiciário
Essas reuniões acontecem ainda na véspera do retorno dos trabalhos do Judiciário. A expectativa é que, na sessão desta sexta, os ministros do Supremo reafirmem a independência judicial brasileira.