
Meio ambiente - Movimento Gato-maracajá inicia campanha em defesa da Área de Proteção Ambiental na Região Metropolitana do Recife
01/08/2025 -
O Movimento Gato-maracajá, em colaboração com coletivos como a Frente Artística pelo Clima , inicia hoje, sexta-feira, (01/08),uma campanha com vídeos nas redes sociais em defesa da Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe.
Artistas
O ecologista Milton Tenório, integrante do movimento Gato Maracajá, garante que a campanha, que contará com a participação de artistas, influenciadores, agitadores culturais e políticos, tem como objetivo principal alertar sobre os riscos ambientais que a APA enfrenta.
O foco
Conforme enfatizou Milton Tenório, o foco é a oposição ao desmatamento provocado pelo projeto de construção da Escola de Sargentos do Exército, que, segundo ativistas , ameaça o bioma de Mata Atlântica e prevê a derrubada de aproximadamente 200 mil árvores, além de aterrar nascentes de rios.
Área de conservação
A APA Aldeia-Beberibe é uma importante área de conservação na Região Metropolitana do Recife, conhecida por sua rica biodiversidade e por ser um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica na região.
Mobilização social
De acordo com Milton Tenório, a construção da escola, com um investimento bilionário, tem sido objeto de intenso debate e mobilização social, com movimentos questionando o impacto ambiental e a falta de transparência do projeto. (O Poder)
NE - O Poder divulga atos e ideias de todas as tendências, inclusive políticas e ideológicas. Nossa posição editorial é favorável à construção da Escola de Sargentos com reposição prévia da área a ser desmatada.
