
Transnordestina - superintendente da Sudene sofre pressão e poderá receber apoio, por Daniel Torres Araripe*
01/08/2025 -
Órgão de desenvolvimento do nordeste Sudene, através do seu superintendente Danilo Cabral vem fazendo um interessante trabalho em defesa da transnordestina principalmente na implementação do ramal ferroviário ligando Salgueiro ao Porto de Suape, esse trecho constou no projeto original da ferrovia, porém foi excluído por razões inexplicáveis.
Transnordestina
Essa ferrovia liga a região do Piauí, passando pela região do Araripe pernambucano até o porto de Pecém em Fortaleza projeto atual. Só que a Sudene juntamente com o Movimento Econômico, estão fazendo movimentações em defesa do ramal até Suape, e a implementação de outros ramais como seja, ligando Petrolina a Salgueiro.
Seminários
Estão sendo realizados seminários para debater o projeto da ferrovia, um já ocorrido recentemente na cidade de Salgueiro, outro já marcado para o dia 15 de agosto na cidade de Araripina e em seguida outro na cidade de Petrolina com o seguinte tema: Conexões Transnordestina – A Ferrovia que mudará Pernambuco.
Pressão
Segundo a imprensa divulga sobre esta movimentação da Sudene através do seu presidente Danilo Cabral, fortalecendo o projeto da ferrovia, tem incomodado os caciques políticos do Estado do Ceará que querem a ferrovia Transnordestina só para eles. Estamos vivendo internamente o mesmo modus operanti que o governo americano tem feito em perseguições, intervenções nas ações internas do Brasil. Macaco não dá fé do rabo, adagio popular. Políticos brasileiros de uma certa ala não se sujeitam aos caprichos do governo americano, e estes mesmos políticos adotam as mesmas perseguições, querem intervir nas ações da superintendência da Sudene.
Mobilização
Pernambuco não pode aceitar nenhum tipo de interferência política nas ações da Sudene por parte de quem quer que seja. E durante o Seminário em Araripina poderá ser a oportunidade para Pernambuco se posicionar.
Nós da Adesa - Agência de Desenvolvimento Econômico e Social do Araripe, iremos propor um ato de solidariedade ao superintendente da Sudene no próximo seminário em Araripina. Temos que defender os nossos interesses, Pernambuco não pode ficar a reboque dos interesses dos outros. Já perdemos o ramal da ferrovia que liga Salgueiro ao Porto de Suape, estamos correndo atrás do prejuízo com o apoio do superintendente da Sudene senhor Danilo Cabral. Vamos dar o grito, não aceitamos nada que venha nos prejudicar, queremos a permanência do superintendente e apoiamos o seu trabalho.
*Daniel Torres Araripe é presidente da Adesa.
NR - Os artigos assinados expressam a opinião dos seus autores.
NR - Os artigos assinados expressam a opinião dos seus autores.
