
International COOP Semiárido (ICS) debateu pauta climática em Juazeiro-BA
02/08/2025 -
Apresentação de palestras e workshops sobre as pautas climáticas, marcaram em Juazeiro-BA, ontem, sexta-feira (1o/08), o International Coop Semiárido (ICS). O evento, que reuniu um público de 500 pessoas durante a abertura no Complexo Multieventos da Univasf, começou o segundo dia, discutindo a tema ‘Educação como caminho para a transformação socioambiental nos Territórios’.
Durante a palestra da engenheira Ambiental, formada pela Unesp, Mestre em Hidrogeologia (USP), Aline Fanti, o público ouviu que os saberes populares e científicos podem criar soluções com as mudanças climáticas. “Há um abismo entre o discurso e a pauta e a gente precisa discutir melhor isso. Esse espaço já está sendo muito importante para expormos nossas ideias e estudos”, frisou Aline.

Waldemar Borges
O deputado estadual por Pernambuco, Waldemar Borges (PSB), afirmou que o ICS propiciou um intercâmbio de experiências para inserção do Semiárido na pauta mundial. “Eu sou presidente da Frente Em Defesa do Cooperativismo de Pernambuco e vejo uma importância de extrema relevância nesse evento. Vi muita gente se conhecendo, trocando informações, trocando olhares e percepções que irão nortear suas cooperativas. E também coloca na ordem do dia temas de grande relevância no mundo, como a sustentabilidade e a questão climática. Desafios que a humanidade está enfrentando e aqui, após as palestras, vamos aprendendo ainda mais a conviver”, afirmou.

Desenvolvimento
Segundo Joice Silva, representante da cooperativa Afeto, da cidade de Caruaru, em Pernambuco a participação no ICS vai refletir na melhoria do desenvolvimento dos cooperados. “Aqui abrimos um mundo de conhecimentos. O que me marcou foram as pautas climáticas, ver como a questão influência não só no Agro, mas também em nossa saúde”. O Cientista Político norte-americano Anthony Calacino, encerrou o dia de palestras, discutindo o tema Hidrelétricas em Crise: cenários para as mudanças climáticas, democracia e energia hidrelétrica internacional. Para o presidente da OCB Pernambuco, Malaquias Ancelmo, o evento impactou todos os participantes. “Um encontro de grande relevância, em parceria com a Oceb da Bahia. Fizemos uma profunda reflexão sobre o Semiárido nordestino e como as cooperativas podem contribuir para o desenvolvimento mais equitativo da região, visando construir um mundo melhor para nós e para as futuras gerações”., concluiu.

Lazer
Para o encerramento do ICS, a realizadora, WEX Business, em parceria com o Sistema OCB de Pernambuco e Bahia reservou um show, na noite desta sexta-feira, com as cantoras Luna Jones e Marina Lima, em Petrolina, e no sábado, os participantes vão fazer passeios no Vapor do Vinho e visitas à vinícolas da região.