
Nova York sob ataque climático: Depois da tempestade histórica a terra treme na noite
03/08/2025 -
Nova York está sob ataque. Do clima. A cidade mais importante dos Estados Unidos registrou terremoto de 3.0 na noite de ontem, sábado, 02/08.
Na quinta feira, 31/07, e na sexta-feira, 1o/08, foi a chuva. Uma tempestade provocou inundações, cancelamento e atrasos de milhares de voos e interrupção .
"Nova York viveu uma sexta-feira de caos e água por todos os lados. Uma tempestade torrencial atingiu a cidade, provocando alagamentos em estações de metrô, ruas transformadas em rios e milhares de pessoas presas em seus trajetos diários. As imagens impressionam: escadas do metrô viraram cachoeiras e trens pararam em trilhos alagados, obrigando passageiros a esperar por resgates", descreve o Portal iG. Para completar, veio o susto nesta noite de sábado.

Depois da Tempestade...
Terremoto de magnitude 3.0, com epicentro em Nova Jersey, às 23h18, assustou a outrora "capital do mundo". O horario é de Brasilia, atualmente 1 hora à frente da cidade norte-americana. O abalo é
pequeno, em relação a outros já ocorridos na área, mas o suficiente para aumentar a tensão dos moradores, vítimas nos dias imediatamente anteriores de uma das maiores tempestades de todos os tempos. As informaçoes e o mapa que ilustra a matéria são do U.S. Geological Survey.
Momento de suspense
Acrescente-se que os norte-americanos estão vivendo um quadro internacional delicado. No meio da guerra mundial de tarifas, declarada pelo presidente Donald Trump, a tensão política e militar paira sobre o mundo. A guerra da Ucrânia passou a preocupar como nunca. Trump deu um prazo para a Rússia cessar os ataques. Esta semana, foi noticiado que a marinha americana deslocou dois submarinos nucleares para mirar Moscou de mais perto. A luz vermelha do perigo atômico acendeu no painel. Imagine ir dormir ou estar tentando relaxar nesse ambiente e de repente a terra treme.

O maior terremoto em Nova York, de magnitude 5,3, ocorreu em Au Sable Forks, em 2002.
Em 5 de abril de 2024, a cidade foi afetada por um terremoto de magnitude 4.8.
No País
Os mais fortes abalos já registrados nos EUA foram, respectivamente, em 18 de abril de 1906, de magnitude 7,9 em São Francisco. Em 21 de julho de 1952 foi registrado um terremoto de magnitude 7,5 em Kern County, no Sul da Califórnia. Em 31 de janeiro de 1922 foi registrado um evento de magnitude 7,4 em Cape Mendocino, no Costa da Califórnia.
No mundo
Com 9,5 graus de magnitude, o terremoto que atingiu o Chile em 1960 foi, até agora, o maior ja registrado no planeta. Superou em 0,7 ponto o da Rússia, esta semana. Um terremoto de magnitude 8,8 atingiu o extremo leste da Rússia na madrugada da última quarta-feira (30/07), noite de terça-feira no Brasil), provocando tsunamis e gerando ordens de evacuação no estado americano do Havaí, no Japão e em países latino-americanos que têm costa no Pacífico. Como dito, foi o segundo maior em magnitude mas com pequenos prejuízos, relativamente, e sem registro de vítimas fatais.