
Análise - O que os Estados Unidos argumentam para tratar Alexandre de Moraes como abusador dos direitos humanos
04/08/2025 - Jornal O Poder
Esta materia não carrega juízo de valor, tipo quem está certo ou errado. Apenas mostra com clareza os proncipais argumentos usados para a aplicacao da Magnisty contra a ministro do STF.
Para os EUA Moraes é 'juiz ativista' e um 'ator estrangeiro maligno'
O departamento de Estado do governo americano disse que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes é um "juiz ativista" e um "ator estrangeiro maligno" que abusa de sua posição de autoridade para minar a liberdade de expressão de cidadãos americanos.
O governo americano
Não descartou novas sanções contra brasileiros — mas também não deu nenhum indício concreto sobre novas medidas. Interpretação de O Poder: Trump proibiu a entrada de diversos ministros do STF nos EUA, sanção desagradável.mas leve. Ameaçou aplicar a Magnisty "contra Moraes, seus aliados e familiares". Mas decretado mesmo foi apenas contra Moraes. Por enquanto. Trump vai avaliar efeitos, reações e comportamentos. Para só então decidir se tira Moraes da lista, mantém ou amplia.
As declarações a seguir
Foram dadas por Tommy Pigott, porta-voz do secretário de Estado Marco Rubio, durante uma entrevista a jornalistas em Washington. "Em 31 de julho, o secretário Rubio anunciou sanções americanas contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que usou seu cargo para autorizar prisões preventivas arbitrárias e minar a liberdade de expressão", disse Pigott.
Abuso
"Moraes abusou de sua autoridade ao se engajar em um esforço politicamente motivado para silenciar críticos políticos com a emissão de ordens secretas, obrigando plataformas online — incluindo empresas de mídia social americanas — a banir indivíduos por postarem discursos protegidos (pelo direito à liberdade de expressão)."
*O Poder com informações de Julia Braun e Daniel Gallas/BBC.