
Alexandre de Moraes não recua um milimetro - Senador Marcos do Val de tornozeleira e com restrições
04/08/2025 -
bloqueou até salário de Marcos do Val; saiba todas as cautelares além da tornozeleira eletrônica.
Marcos do Val foi alvo de operação da PF para colocar tornozeleira eletrônica após retorno dos EUA.
Senador viajou aos Estados Unidos, contrariando decisão do STF que negou requerimento para viagem. Em 2024, Moraes já havia determinado bloqueio de redes sociais e a retenção do passaporte dele. Do Val viajou com a família de férias e levou os vistos para passear na Disney.
Quem é
Marcos Ribeiro do Val, nascido em 15 de junho de 1971. é ex-militar e político e filiadoo Podemos . Na eleição estadual
de 2018 , foi eleito senador pelo Espírito Santo . Segundo informações, inicialmente reagiu à colocação da tornozeleira, mas acabou acatando.
Medidas Relacionadas
A partir de hoje o senador não poderá sair de casa entre as 19h e as 6h em dias de semana, nem em horário nenhum aos fins de semana e feriados --exceto quando houver sessão parlamentar.
Não pode usar as redes sociais, nem as próprias, nem as de terceiros;
terá de devolver o passaporte diplomático, que será cancelado;
teve todas as contas bancárias, investimentos, chaves Pix, veículos, eventuais barcos e aviões, o salário e as verbas de gabinete bloqueados.
Ele também terá de pagar uma multa por violar as medidas. O valor ainda será calculado pela secretaria judiciária do STF.
Do Val chegou em Brasília às 6h49 de hoje, em um voo da Gol vindo de Miami. O senador driblou uma proibição do STF ao viajar para os Estados Unidos.
Ele usou seu passaporte diplomático para passar férias com a família na Disney. Moraes havia determinado o cancelamento e recolhimento dos passaportes do parlamentar, decisão que foi chancelada pela Primeira Turma do Supremo. Apesar disso, ele nunca devolveu os documentos e, como o passaporte diplomático só pode ser cancelado pelo Itamaraty, ele conseguiu deixar o país.