
Capital paraibana - João Pessoa comemora 440 anos de fundação como uma das capitais mais antigas do Brasil
05/08/2025 -
Belas praias, praças, sobradinhos e prédios históricos. João Pessoa comemora nesta terça-feira (05), 440 anos de fundação, se destacando como a terceira cidade mais antigas do Brasil.
A capital paraibana é nacionalmente conhecida pelas belas paisagens, mas além das praias há muitas outras opções culturais para quem deseja conhecer mais da capital da Paraíba.

A fundação
Fundada em 1585, João Pessoa é a terceira capital mais antiga do país, precedida apenas por Salvador e Rio de Janeiro. O Poder destaca algumas das praias e dos pontos históricos da cidade que preservam em suas construções os estilos arquitetônicos da época colonial, sendo um importante centro histórico.
As praias
Um dos destinos mais procurados por turistas do Brasil e do exterior, principalmente no verão, João Pessoa se destaca por suas belezas naturais e praias como Cabo Branco, Tambaú e Manaíra, localizadas na orla urbana da cidade. Outras praias populares incluem a Praia do Bessa, ao norte, e a Praia de Intermares, mais afastada. No litoral sul, destacam-se as praias de Coqueirinho, Carapibus e Tambaba, conhecida por sua área de naturismo.
Tambaú
A Praia de Tambaú é considerada uma das melhores de João Pessoa. O lugar costuma ser bem movimentado, já que esta é uma região onde se concentra a maior parte dos hotéis, bares e restaurantes de João Pessoa. Outra praia movimentada é a do Bessa. São 6 km de extensão e ela costuma receber muitas pessoas aos fins de semana.

Cabo Branco
A praia mais urbana da cidade é Cabo Branco, que fica bem no meio de João Pessoa. É aquele lugar em que a orla está cheia de bares e restaurantes.
Centro Histórico
Do coração do Centro Histórico às praias de águas tranquilas, dos antigos casarões coloniais aos prédios modernos. O Centro Histórico de João Pessoa está localizado nos bairros do Centro, Róger, Jaguaribe, Tambiá e Varadouro. A área abrange a região onde a cidade surgiu, em 1585, e foi reconhecida como patrimônio histórico nacional em 2007.
Praça dos Três Poderes
No Centro Histórico, os turistas podem conhecer pontos como a Praça dos Três Poderes, onde ficam as sedes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário; o Teatro Santa Roza, considerado um dos mais antigos da Paraíba; e o Hotel Globo, na Praça de São Frei Pedro Gonçalves, onde funciona uma galeria de arte.
Hotel Globo
O Hotel Globo foi inaugurado em 1915, na Rua Visconde do Inhaúma, atual Rua João Suassuna. De acordo com o vice-presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil na Paraíba, Breno Crispim, o estabelecimento funcionava em uma edificação de quatro pavimentos construída no final do século XIX. O hotel hospedava a elite do interior paraibano e de outras capitais brasileiras, além de sediar eventos políticos e sociais.
Centro Cultural
Entre o passado e o presente, o Centro Cultural São Francisco guarda memórias e histórias. Trata-se de um complexo arquitetônico formado por vários espaços religiosos, como a Igreja e Convento de São Francisco, as Capelas da Ordem Terceira de São Francisco e de São Benedito; a Casa de Oração dos Terceiros; e o Claustro da Ordem Terceira.

Inaugurado
O complexo foi inaugurado em 1589, sendo um dos mais notáveis exemplos arquitetônicos e históricos do movimento barroco no Brasil. Além das igrejas e demais espaços religiosos, também há uma fonte e um adro com um cruzeiro.
Parque Sólon de Lucena
O Parque Sólon de Lucena, também conhecido como Parque da Lagoa é um dos cartões postais mais conhecidos e importantes de João Pessoa. Rodeado pela Mata Atlântica, o parque possui área para piquenique, prática esportiva e playground para crianças.
Estação Cabo Branco
A Estação Cabo Branco também é um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital paraibana. O lugar foi projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 2008, contando com espaço para exposições, exibições audiovisuais e palestras.
Jardim Botânico
Um lugar para respirar e caminhar, preservando o meio ambiente. O Jardim Botânico Benjamin Maranhão, localizado no bairro da Torre, é um ponto certo de visitação. A área é uma unidade de Conservação de Proteção Integral, com 343 hectares e 12 trilhas que passam pela Mata Atlântica e Mata do Buraquinho.
Bica
João Pessoa também abriga o Parque Zoobotânico Arruda Câmara , popularmente conhecido como Bica por ser uma fonte de água potável do local, fica no baixo Roger e possui uma reserva tombada pelo Iphaep desde 1980. Com uma área de 26,8 hectares, a Bica possui uma imensa riqueza ecológica e zoológica, com vários animais, entre aves, répteis, peixes e mamíferos, entre eles os leões.
Farol
O Farol do Cabo Branco fica na falésia da praia de Cabo Branco, a cerca de 800 metros ao norte da Ponta do Seixas - ponto mais oriental das Américas. Construído em 1972, o farol possui 19 metros e tem alcance luminoso de 27 milhas náuticas. O local é um dos mais conhecidos pontos turísticos da capital paraibana e também segue aberto à visitação.
Espaço José Lins do Rêgo
Um dos principais equipamentos culturais de João Pessoa, o Espaço Cultural José Lins do Rego foi inaugurado na década de 1980 e possui diversos espaços com atividades culturais, como a Galeria Archidy Picado, o Museu José Lins do Rêgo, o Teatro Paulo Pontes e o Planetário.
Festa das Neves
Dentro das celebrações religiosas e culturais, a tradicional Festa das Neves, no Polo Parque Solon de Lucena, chega ao ápice nesta terça-feira com o aguardado show de Roberto Carlos.
O show de Roberto Carlos
O encerramento das festividades está marcado para acontecer no Polo Busto de Tamandaré, na orla de Cabo Branco, onde foi montado o palco para o show. A expectativa dos organizadores é que cerca de 400 mil pessoas participem do “parabéns a você” coletivo, marcado para começar às 21h.
Severino Lopes
O Poder

Confira mais notícias
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Jornal O Poder - Política de Privacidade
Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos
projetos
gerenciados pela Jornal O Poder.
As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas
apenas para
fins de comunicação de nossas ações.
O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar
diretamente o
usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como
geolocalização,
navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações
sobre
hábitos de navegação.
O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a
confirmação do armazenamento desses dados.
O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus
formulários
preenchidos.
De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Jornal O Poder não divulgará dados
pessoais.
Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a
Jornal O Poder
implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as
informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.