
Trump avança para sancionar esposa de Moraes após prisão de Bolsonaro
05/08/2025 -
O Poder com informações do Metrópoles.
Diz o Metrópoles, site brasiliense do controvertido empresário Luís Esteves: "Na visão da Casa Branca, a sanção impactará de forma significativa as atividades do escritório Barci de Moraes, em que a esposa de Moraes é sócia". Ora, ora, a esposa, apesar de "parente próxima" não foi incluída na Lei Magnitsky. Ainda.
E se for
As especulações pipocam em Brasília. A rigor, ninguém sabe com segurança até onde Trump pode ir com a draconiana lei. Na pior das hipóteses, como acontece com terroristas, tiranos e traficantes internacionais, todo mundo que tem qualquer tipo de relação com os alvos da Magnitsky pode ter qualquer negócio com. Empresas americanas nem utilizar, direta ou indiretamente, serviços que utilizem pessoal ou tecnologia dos Estados Unidos. É aí que entram bancos, operadoras de cartão, empresas de tecnologia, serviços diversos. Lato senso, até os clientes do escritório seriam atingidos.
Só simulação
Com base em dados públicos, o escritório Barci de Moraes Sociedade de Advogados já representou os seguintes clientes em processos judiciais:
Hopi Hari S/A - Atuação em casos de recuperação judicial, com 487 processos associados, sendo a parte mais representada pelo escritório.
HH Participações S/A - Representada em 143 processos.
Banco Master - Defesa em ações no Supremo Tribunal Federal (STF), incluindo questões relacionadas à Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
Transcooper - Representação em ações de responsabilidade civil por acidentes automobilísticos até janeiro de 2015.
Samate Comércio de Alimentos - Atuação como administrador judicial em processo de falência.
Ativos S.A. - Securitizadora de Créditos Financeiros: Envolvida em cumprimento de sentença como executada.
Eduardo Cunha - Defesa em ação envolvendo uso de documento falso.
Econ Distribuição S.A. - Representada em pelo menos um processo.
Volume de processos
Segundo o Jusbrasil, o escritório aparece em 190 processos, a maioria no TJSP, com Laerte José Castro Sampaio (157 processos) e Viviane Barci de Moraes (124 processos) como os nomes mais frequentes. No Escavador, Viviane Barci de Moraes aparece em 1.554 processos, majoritariamente no estado de São Paulo.
Limitações
A lista de clientes não é exaustiva, pois muitas informações processuais são confidenciais ou não estão disponíveis publicamente. Além disso, nem todos os processos listam o escritório como representante direto das partes.
É só para dar ideia
Se todos forem razoáveis, a confusão pode estar caminhando para um esfriamento. Ou, se todos continuarem pagando para ver, pode estar apenas começando.