
Grito político no primeiro dia do tarifaço - Lula diz que não vai se humilhar ligando para Trump
06/08/2025 -
Meu negócio é com o Brics, diz Lula a agência internacional Reuters.
O interlocutor Internacional de de Lula, sobre o tarifaço, não é Trump. Lula bota orgulho acima de interesses. " Não vou me humilhar". Na mesma entrevista Lula diz que "não vê futuro" em conversar com Trump. E diz que debaterá tarifaço com os Brics. Fala à Reuters ocorre em meio ao início do tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros. Lula afirmou ainda que não vai sobretaxar produtos norte-americanos em retaliação.
E Alckmin?
O vice, Geraldo Alckmin, que vem fazendo um bom trabalho nos bastidores foi, na prática descredenciado por Lula. Lula renuncia à sua condição de interlocutor do país que preside e ainda desautoriza Alckmin. Os empresários, que já estavam insatisfeitos com a conduta do presidente, dispararam recados no fim da tarde, tentando convencer Lula a mudar de postura.
Politica X economia
O marketing do presidente acha que quanto mais ele espernear e bradar slogans nacionalistas, mais recupera popularidade. Essa postura é de um primarismo político e um egoísmo partidário assustadores. Esse conceito de humilhação, além de equivocado, na avaliação de especialistas, isola o Brasil dos possíveis países parceiros alternativos para o comércio.
Mudança de discurso
Os analistas de TV também mudaram sua abordagem. Quase todos defendiam Lula incondicionalmente. Com a declaração desastrosa de hoje, já aparecem análises puxando o fio da história. As relações vêm ruim desde a campanha eleitoral americana. Sem qualquer esforço para melhorar isso, pelo contrário.
Piorando
Sem contar que o Brasil trouxe o Irã para o Brics, em guerra com os EUA, e propôs a substituição do dólar nas transações internacionais.
Regulamentar big tecs
Para apimentar, Lula botou na entrevista o espinhoso tema do controle das chamadas big tecs. Assunto polêmico, difícil, que incomoda Trump e que tem que ser discutido com tranquilidade e em outro momento.
Os empresários
Depois do dia em silêncio começaram a falar. A CNI, por exemplo, disse que vai fazer o que nós de O Poder, noticiamos que foi realizado com sucesso por alguns setores mais antenados da economia. Atuação profissional nos Estados Unidos, via escritórios de advocacia e Lobby profissional. O Lobby, nos Estados Unidos, é atividade legal e regulamentada.
E agora
Dar tempo ao tempo. Esperar um pouco a poeira sentar. Agir pontualmente. Combater no meio da furacão aumenta muito o perigo de errar o alvo.