
Piada de Gilmar Mendes gera resposta dura de embaixada americana
07/08/2025 -
O UOL registrou a 'piada' do ministro Gilmar Mendes. Em evento literário na noite de ontem, quarta-feira 06/08, o decano do STF tirou onda com a proibição dele entrar nos Estados Unidos.
O ministro fez piada durante lançamento de livro em Brasília. A obra, intitulada "Jurisdição Constitucional - Da Liberdade para a Liberdade", conta sobre os desafios da democracia e a história da Constituição, misturada a passagens da vida do ministro.
Nos EUA não posso
Ele disse que podia contar essa história em vários países do mundo, menos nos EUA. "O ministro Luís Roberto Barroso falou dos desafios que temos tido. Eu poderia estar contando essa história em Roma, em Paris, em Lisboa... Agora não em Washington, né?", afirmou, arrancando risos dos presentes.

Resposta dura
A embaixada americana, também através das redes sociais, disse hoje que "O ministro Moraes é o principal arquiteto da censura e perseguição contra Bolsonaro e seus apoiadores. Suas flagrantes violações dos direitos humanos resultaram em sanções da Lei Magnitsky, determinadas pelo presidente Trump"
A ameaça
Prossegue a nota da embaixada dos EUA: "os aliados de Moraes no Judiciário e outras esferas estão avisados para não apoiar nem facilitar a conduta de Moraes. Estamos monitorando a situação de perto".
A gente até duvida
É tanta insanidade nesse teatro de absurdo internacional, dos dois lados, que O Poder se dá ao direito de parafrasear a frase bíblica: "Pai, essa gente já parou para pensar o que estão fazendo?".
Claro que sabemos e vimos repetindo que tem estratégia por trás de tudo isso, cada parte envolvida com seus objetivos e suas escolhas. Mas, em certos momentos, é difícil enxergar a racionalidade dessa escalada que parece insana.
