
Trump prepara secretamente operação militar contra traficantes e políticos da América Latina.
08/08/2025 -
Já tínhamos recebido informações sem confirmação absoluta. Porém agora o prestigiado jornal americano The New York Times registrou: Trump posiciona militares para atacar cartéis de drogas e governos que lhes dão apoio na América Latina. Alvo principal: Nicolas Maduro, da Venezuela. Entretanto nossas fontes não descartam a ampliação do entendimento de "apoio a traficantes de drogas" e ao "crime organizado". Assim, outros chefes políticos, de outros países, podem também ser objeto de "operações militares cirúrgicas". Como as dirigidas, recentemente, contra o Irã, sem prévia declaração de guerra. Na época, O Poder classificou ataques militares sem estado de guerra como meros atos de terrorismo de Estado.
O que circula
Nos bastidores de Washington circula, sempre sob reserva, a informação de que
Trump pode mandar uma frota de drones e mísseis bombardear os carteis de drogas na Colômbia, na Venezuela, na Nicarágua e até no Brasil.
O que fazer?
Aguardar torcendo para que tais informações não se confirmem.
Análise de O Poder
Embora operações intervencionistas contra políticos histis aos Estados Unidos e cartéis de tráfico não sejam inéditas na América Latina, foram sempre ações pontuais e nunca assumidas oficialmente. Uma estratégia centenária dos Estados Unidos é fazer muitas guerras, mas em outros continentes, sempre distante do seu próprio território.