
Paraná Pesquisas, hoje: João 57%, Raquel 24%
12/08/2025 -
Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, concluído hoje, 11/08/25 revela que o prefeito do Recife, João Campos ( PSB) alcança 57% da intenção de votos dos entrevistados, na pesquisa estimulada. A governadora Raquel Lyra tem 24%. 33 pontos percentuais separam, no momento, os dois prováveis principais adversários das eleições do próximo ano. Gilson Machado (PL) registra 6,2%, enquanto Eduardo Moura (Novo) tem 3%. Não sabe/ não opinou, 3,6% Branco/ nulo, indeciso, 6,2%%.
Outros nomes não foram avaliados.
2o cenário
João Campos tem 56,5%; Raquel Lyra 24,2%; , Anderson Ferreira (PL) 5,8% e Eduardo Moura 3,2%. Não sabe/não opinou, 3,8%. Branco, nulo, indeciso, 6,5%.
Espontânea
Na pergunta espontânea, sem apresentação de nomes, João Campos aparece com 22,8% enquanto a governadora Raquel Lyra tem 12%. Foram citados Gilson Machado (0,2%, Miguel Coelho, (0,2%) Anderson Ferreira (0,1%). Outros candidatos somados alcançaram 0,5%. Não sabe/Não opinou, 60,1%.
4,1% responderam ninguém, Branco ou nulo.
Metodologia
É muito comum, ainda em nossos dias, ouvirmos pessoas comentando que nao é possível 1.500 entrevistas, por exemplo, captar a opinião de seis milhões de eleitores. Até para satisfazer a essa curiosidade, vamos detalhar os cuidados tomados pela Paraná Pesquisas, a exemplo do que fazem outros institutos que trabalham com seriedade. É essa metodologia que faz com que as pesquisas de opinião representem o famoso "retrato do momento".
Vamos lá.
"Pesquisa de opinião pública realizada no Estado de Pernambuco com o objetivo de consultar à população sobre a situação eleitoral para o Executivo Estadual e Legislativo Federal em 2026 avaliação da administração Estadual. Coleta de dados realizada através de entrevistas pessoais, entre os dias 01 e 05 de agosto de 2025.A amostra é representativa do eleitorado da área pesquisada e foi selecionada em três etapas. Na primeira etapa, realizou-se um sorteio probabilístico dos municípios onde as entrevistas foram realizadas através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), considerando a população eleitora residente nos municípios como base para essa seleção. Na segunda etapa, fez-se um sorteio probabilístico das localidades, onde as entrevistas foram realizadas, através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando a população eleitora residente nas localidades como base para essa seleção. Na terceira etapa, a seleção dos entrevistados dentro da localidade, foi feita utilizando-se quotas amostrais proporcionais, em função das seguintes variáveis: gênero, faixaetária, escolaridade e nível econômico. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 1510 eleitores em 62 municípios. Tal amostra representativa do Estado de Pernambuco atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,6 pontos percentuais para os resultados gerais.As entrevistas foram realizadas por uma equipe de entrevistadores e supervisores devidamente qualificada pelo Instituto Paraná Pesquisas, com experiência e treinamento em pesquisas de opinião pública. No decorrer do trabalho de coleta de dados, os questionários aplicados, foram auditados em nomínimo 20% (vinte por cento) para verificação quanto ao cuidado na sua aplicação, bem como a adequação do entrevistado às variáveis das quotas amostrais isto é, no mínimo 30".