
Paraná Pesquisas: Senado em PE sem favoritos até agora
12/08/2025 -
O senador Humberto Costa lidera, com certo conforto, todos os cenários pesquisados. Outros nomes surgem com bom potencial. A próxima eleição, terá duas vagas. Mas, antes da composição das chapas e apoio, os números revelam mais o potencial do que a intenção real de votos. Tanto que, na pergunta espontânea, 87,4% não manifestaram preferencia por nenhum nome. E mais 5% afirmaram que não pretendem votar em ninguém. Nenhum dos postulantes ao cargo, sequer o senador Humberto Costa, alcançou, espontaneamente meros 2% das menções.
Estimulada Primeiro Cenário
Humberto sai com 43,2%; em seguida, Miguel Coelho, surge com 36,7%; Gilson Machado vem em terceiro, com 28,4%, perto da votação que alcançou em 2022 para o mesmo cargo. Silvio Costa Filho tem 20,5%.

Segundo cenário para o Senado
Tem apenas uma alteração: Eduardo da Fonte substitui na sondagem Miguel Coelho. Vamos aos números, que, no geral, não apresentam diferenças substanciais:
Humberto continua na frente, com 43,2%: em seguida, aparece Eduardo da Fonte, com 32%. Gilson Machado mantém 28, 6% e Silvio Costa Filho repete 20,3%. As variações decimais não têm representatividade na pesquisa como um todo.

Disputa particular
A diferença entre Miguel Coelho e Eduardo da Fonte, nos dois cenários, é de 4,7%, portanto um pouco acima da margem de erro da pesquisa, que é de 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nome do atual senador Fernando Dueire, não foi incluído nos levantamentos.
Metodologia
