
Finalmente Noronha ganha um administrador. Assembleia aprova Virgílio Oliveira
13/08/2025 -
O Poder com informações do G1
Nos primeiros dois anos e meio, a paradisíaca ilha de Fernando de Noronha viveu um caos administrativo. A administradora, técnica que goza de bom conceito, não se deu bem como gestora de um dos postos de maior visibilidade da administração Estadual. Um desastre administrativo e político. Quando finalmente a governadora Raquel Lyra indicou alguém com o perfil adequado, prevaleceu a encrenca política e a nomeação travou na Assembleia Legislativa. Raquel adotou a solução paliativa de nomear o indicado para o cargo de imediato, a ilha começou a andar, mas com limitações ao gestor. Hoje, finalmente, o impasse foi contornado.
Aprovado e confirmado
Depois de ser aprovado por unanimidade na Comissão de e Justiça, Virgílio de Almeida Ignácio de Oliveira teve a indicação aprovada pelos deputados estaduais para assumir o cargo de administrador geral de Fernando de Noronha. A votação ocorreu na sessão de hoje à tarde, quarta-feira 13/08, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Ele recebeu 34 votos favoráveis e nenhum voto contrário.
Plano de trabalho
Na manhã de ontem, terça (12/08), Virgílio participou de sabatina na Comissão de Justiça da Alepe. Ele apresentou o plano de trabalho para a ilha e foi aprovado por unanimidade.
Agora
É arregaçar as mangas e trabalhar para recuperar o tempo perdido. Competência administrativa e articulação política não faltam ao novo administrador.
Perfil
Virgílio Oliveira
é advogado, formado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap);
Tem pós-graduação em direito civil e processual civil pela Fundação Getúlio Vargas (FGV);
Foi assessor na 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Pernambuco;
Trabalhou em escritório de advocacia;
Desde maio de 2025, é administrador adjunto de Fernando de Noronha.