
Paralisação do metrô: Grande Recife Consórcio de Transporte reforça e ativa linhas especiais de ônibus
14/08/2025 -
Os metroviários do Recife decretaram uma paralisação de 24 horas, contadas a partir das 22h de ontem, quarta-feira (13/08), como resposta a um possível projeto de concessão do metrô de Recife à iniciativa privada.
Assembleia
Em assembleia na noite desta quarta-feira, os metroviários decretaram a paralisação, que segue até 22h de hoje, quinta-feira (14/08). A categoria protesta contra a privatização do Metrô do Recife.
A paralisação coincide com o dia de visita do presidente Lula a Pernambuco. O chefe do Executivo cumpre agendas em Goiana, na Mata Norte, e no Recife.
A decisão
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos, controladora do metrô, é um órgão do governo federal. A decisão de parar as atividades foi tomada pela maioria dos funcionários durante uma assembleia na Praça de Greve (Estação Central do Metrô).
Cobra
O movimento também cobra do governo federal investimentos públicos urgentes para a recuperação e modernização do sistema, que atende cerca de 137 mil pessoas diariamente na Região Metropolitana do Recife.
Reforço de linhas
Por conta da paralisação de 24 horas do Metrô do Recife, o Grande Recife Consórcio de Transporte anunciou reforço de linhas de ônibus. Linhas especiais também estão em circulação.
Suprir a demanda
Para suprir a demanda, o Grande Recife Consórcio reforçou as seguintes linhas: 200 - TI Jaboatão (Parador); 166 - TI Cajueiro Seco (Rua do Sol); 185 - TI Cabo; 181 - Cabo (Cohab) / TI Cajueiro Seco; 115 - TI Aeroporto/TI Afogados; 168 - TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista); 2450 - TI Camaragibe (Centro); e 2480 - TI Camaragibe (Derby). (O Poder)
