
Entre o xadrez e luta de rua, confronto Raquel X João Campos segue emocionante
18/08/2025 -
Em lugar nenhum do Brasil a largada da pré-campanha eleitoral se deu tão cedo. Diante da vantagem do prefeito João Campos nas pesquisas, a governadora, se o jogo fosse futebol, teria arriado o meião. Do pescoço pra baixo, é canela. O outro lado respondeu no mesmo tom. O duelo tem refinados jogos políticos, atitudes inusitadas, golpes abaixo da linha da cintura. O fascinante é o jogo político.
Vamos ao capítulo de hoje.

A Oposição
Hoje, segunda-feira 18/06, a turma da governadora anunciou, de manhã, maioria na "CPI da Publicidade" ou do "gabinete do ódio" , ou das "milícias digitais", como queiram. À tarde, partidários de João Campos anunciam uma "vitória histórica" contra Raquel Lyra na Assembleia Legislativa. A mudança: três deputados do PSB migraram para o PSDB, MDB e PRD. Resultado: Depois da vitória esmagadora nas comissões da Assembleia Legislativa de Pernambuco que representou a maior derrota do Governo do Estado no Parlamento na história, a governadora reagiu e tratou de cooptar oposicionistas. Tudo era festa até a mexida no tabuleiro feito hoje pela oposição. A governadora, que festejava uma maioria em construção na Casa, volta a ser derrotada e se torna mais frágil na correlação de forças políticas do parlamento.
O que ocorreu
Com a mudança ocorrida hoje, segunda-feira (18/08), partidos que já adotavam uma postura oposicionista irão cumprir essa função também na Alepe.
Quem mudou de sigla
Como movimento natural de partidos que já se posicionavam contra o Governo Estadual, três deputados ligados ao PSB optaram por mudar de sigla. Waldemar Borges foi convidado pela presidência do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) para ingressar no partido; Diogo Moraes migrou, por uma decisão que envolve o presidente estadual Álvaro Porto, para o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB); já o deputado Júnior Matuto irá para o Partido da Renovação Democrática (PRD), partido que deixa de ser independente para integrar a oposição.

Mais força
A mudança no xadrez consolida a força de oposição e aumenta a capacidade de fiscalização na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), prestes a ser instalada e que, até hoje, era controlada por aliados da governadora.
Bancadas
Com a mudança de hoje, sem ganhar nenhum novo deputado, as bancadas de oposição e de partidos independentes assumem a grande maioria na Assembleia Legislativa. O MDB integra-se à oposição na Assembleia, , a exemplo do que já havia decidido em sua disputa interna. O PRD também acompanha o campo oposicionista e o PSDB segue como independente, a exemplo do que também acontece com o União Brasil e o Partido Liberal (PL).
Tudo isso
Representa a beleza e o fascínio do jogo político jogado em alto nível. A governadora certamente vai responder. Sem sair do tabuleiro, é o esperado.
