
Obra jurídica - Lançamento de livro amanhã em homenagem a Margarida Cantarelli no Recife
20/08/2025 -
O livro “A Justiça em Feminino: Ensaios Jurídicos em Homenagem a Margarida Cantarelli” será lançado amanhã (21/08), às 19h no auditório da Unifafire , localizada na avenida Conde da Boa Vista, 921 - Boa Vista, Recife - PE
Presença
O lançamento contará com a presença da homenageada, a Dra Margarida Cantarelli, que pertence à Academia Pernambucana de Letras (APL).
A trajetória
Ela tem uma trajetória ligada à competência, seriedade e pioneirismo. Uma das carreiras mais expressivas das letras e das ciências jurídicas, em Pernambuco e no Brasil. Ostenta um currículo raro, na verdade, inédito.
ATUAÇÃO
Atuou no magistério, no serviço público, na magistratura para citar três áreas importantes. Tem nas letras, artes, ciências, historiografia uma presença marcante.
Presidiu
Em sua trajetória, já presidiu a Academia Pernambucana de Letras e atualmente preside o IAHGP - Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano.
O nome
Margarida Cantarelli é o nome do prêmio instituído com justiça pela Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas – ABMCJ/PE.
Quem é Margarida
Margarida de Oliveira Cantarelli é bacharel em Direito pela UFPE (1966) e tem Mestrado e Doutorado em Direito.
Livros
Conferencista no Brasil e exterior, ela é autora de livros, capítulos de livros, artigos de Direto; artigos de História e literários em Revistas e Jornais.
Professora
No magistério, foi professora da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, da UFPE e da Faculdade Damas. É professora Emérita da UFPE.
Cargos
Entre os cargos que ocupou, foi vice-Presidente da OAB-PE 1975 e secretária da Casa Civil do Governo de Pernambuco (1979/1985), em ambos os casos a primeira mulher a ocupar esses cargos no Brasil.
Promotora
Promotora de Justiça, chefe de gabinete do Ministério da Educação (1990)
Presidente do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – MEC, pró-reitora de da UFPE, e Secretária de Educação do Recife.
Desembargadora
Como magistrada, foi desembargadora Federal no Tribunal Regional Federal da 5ª Região e é Desembargadora Emérita, a única mulher a ocupar este cargo até hoje.
Presidente
Também foi presidente do TRT da 5ª Região (2003/2005), diretora da Escola da Magistratura Federal da 5ª Região, Desembargadora Federal Eleitoral do TRE – Pernambuco, (a primeira mulher a ocupar esse cargo, no Estado), entre outras funções de relevância. (O Poder)
