
Conheci um blogueiro sério, jornalista competente a quem admiro. Meu xará
20/08/2025 -
Por José Nivaldo Junior*
Nivaldo Alves Galindo Filho, poucos conhecem. Já Nill Júnior, é conhecido, seguido, ouvido, admirado. Estou entre os fans do seu trabalho. Porém, os caminhos da vida nunca tinham nos apresentado. Hoje, finalmente, ocorreu. Quando cheguei para o debate, na CBN, ele ja se encontrava para participar de uma reunião da entidade de classe que preside. Alguém citou, nos apresentamos. A empatia foi imediata. Nill faz um trabalho admirável, na imprensa e no rádio. Pelas informações e impressão, alem do mais, uma pessoa do bem.
Perfil
Nill tem 50 anos. Iniciou atividade no rádio em 25 de maio de 1991 na Rádio Pajeú.
Também integrou a primeira equipe de comunicadores da Rádio Transertaneja FM entre 1992 e 1993, quando voltou à Pajeú .
Posteriormente assumiu por quatro anos o Departamento de Radiojornalismo da emissora, com destaque para a produção e apresentação do programa diário Nova Manhã.
Em outubro de 1998 foi contratado pela Rádio Cardeal Arcoverde, onde apresentou o programa Cardeal Total, em projeto de restruturação da emissora. Seu trabalho rendeu Voto de Aplauso da Câmara.
Retornou definitivamente para a Rádio Pajeú em junho de 1999, onde produziu e apresentou até março de 2002 a sequência “Entrevista na Manhã”.
Em Tabira, conduziu por cinco meses o Programa “Nill Júnior Show” na Rádio Nossa Terra FM entre 2000 e 2001.
Desde abril de 2002, produz e apresenta o programa diário Manhã Total, onde apresenta o resumo dos principais fatos do dia com entrevistas e reportagens locais, de Pernambuco e nacionais.
Em 2004, fruto da produção diária de conteúdo, criou o blog do Comunicador Nill Júnior. Hoje é o blog mais acessado na região do Pajeú (Instituto Múltipla) e um dos cinco blogs mais acessados do Estado em sua categoria (Allexa). O blog é também um dos mais premiados do Estado.
É citado como um profissionais mais relevantes do rádio no país no livro da historiadora e professora paulista Magaly Prado no livro “A História do Rádio do Brasil”, lançado em 2012.
É Gerente Administrativo da Rádio Pajeú desde 2012. Antes, ocupou por anos a Gerência de Programação. Jornalista e radialista, é pós graduado em Gestão de Empresas de Radiodifusão pela Uninter (2019). Ainda apresenta comentário diário na Cultura FM, de Serra Talhada, e o programa Debate do Sábado, na Gazeta FM, de São José do Egito.
Por consequência dessa atuação foi eleito em maio de 2019 presidente da Asserpe, a Associação de Rádios e TVs do Estado. Também integra o Conselho Superior da ABERT, Associação Brasileira das Empresas de Rádio e TV. É o primeiro presidente da entidade a ser eleito Conselheiro da 8ª Câmara do Conar, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária.
*O advogado, historiador e consultor em comunicação política José Nivaldo Junior é diretor de O Poder.
Participou hoje do CBN debate, sobre o tema " O Medo" (Ver matéria nessa edição)
