
Gastronomia - Restaurantes levam sabores especiais ao festival Valores do São Francisco
21/08/2025 -
Pernambuco recebe de 20 a 24 de agosto, o Festival Valores do São Francisco, evento que celebra a vitivinicultura do Vale do São Francisco e a gastronomia regional em diferentes pontos do estado, incluindo a Região Metropolitana do Recife, Porto de Galinhas e Fernando de Noronha. Entre os 20 restaurantes participantes, o Bica - Bar Sensorial, localizado no bairro do Amparo, em Olinda, marca presença com um prato autoral que promete encantar os amantes da boa mesa e do vinho.
O Bica
De 21 a 23 de agosto, o Bica apresentará a “Espetada do Vale”, criação do chef Lucka Queiroz, que homenageia o sertão pernambucano em uma combinação de ingredientes locais com técnicas contemporâneas. A receita traz cubos suculentos de filé de cordeiro grelhados, molho reduzido de uvas cultivadas às margens do São Francisco, mousse de queijos artesanais e flores comestíveis, resultando em uma experiência sensorial que conecta território e tradição.

Harmonizado
O prato será harmonizado com o Vinho Tinto Garziera Cabernet Sauvignon, rótulo produzido no Sertão do São Francisco e reconhecido por sua intensidade e autenticidade.
Restaurante La Pecora Nera
O restaurante La Pecora Nera, instalado na bucólica Praça de Casa Forte, no Recife, participa da edição 2025 do Festival Valores do São Francisco, que acontece de 20 a 24 de agosto em Pernambuco.

Inspirada
Sob o comando do chef Thiago Vita, o La Pecora Nera pratica uma gastronomia inspirada nas cozinhas tradicionais da Umbria e Toscana, regiões da Itália onde o chef fez sua formação. A casa é conhecida pela produção artesanal de massas frescas, molhos, pães e antepastos, que podem ser degustados no restaurante, tanto no almoço como no jantar.
Pratos
Para o festival, o La Pecora Nera preparou dois pratos especiais: Spaguettini vongole e camarão, harmonizado com Garziera Reserva Chardonnay e Stinco de Cordeiro Brasato, cozido lentamente em baixa temperatura, regado com redução do próprio cozido com leve toque de rapadura, servido com nhoque de mandioca assado ao creme de queijo Boursin. A harmonização fica por conta do Garziera Reserva Malbec.
Restaurante Moendo
O Restaurante Moendo na Laje, instalado no coração do Recife Antigo,também participa do Festival Valores do São Francisco.. Conhecido por unir criatividade gastronômica e uma atmosfera vibrante, o espaço apresenta um menu exclusivo para a edição, assinado pelo chef Rapha Vasconcelos.

As criações
Entre as criações, o destaque é o Tartare de Tomate, que traz tomate marinado, esfera de balsâmico e creme de castanha, servido com torrada da casa – uma proposta que alia frescor, delicadeza e sofisticação. Além dele, o público poderá provar o Sol a Pino (medalhão de carne de sol acompanhado de baião de dois pernambucano) e a Cartola Pernambucana, releitura da clássica sobremesa feita com banana, queijo manteiga e canela.
Os pratos harmonizados
Os pratos serão harmonizados com o Espumante Rio Sol Brut, rótulo produzido no Vale do São Francisco, reforçando a proposta do festival de valorizar a vitivinicultura nordestina e a identidade local.
O Festival
O Festival, que celebra a vitivinicultura do Vale do São Francisco e reúne 20 casas da Região Metropolitana do Recife, Porto de Galinhas e Fernando de Noronha, contará com menus especiais harmonizados com vinhos produzidos no Sertão.
Fortalece
Mais que uma celebração da enogastronomia, o festival fortalece Pernambuco como polo de excelência na produção de vinhos e impulsiona o turismo cultural e gastronômico.
A realização
A iniciativa é realizada pelo Instituto do Vinho de Pernambuco, com produção de Dani Gouveia Produções, com patrocínio da Copergás e conta com apoio de parceiros como Restaurant Week, App Duo Gourmet e Wine Time (Novotel). (O Poder)

Confira mais notícias
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Jornal O Poder - Política de Privacidade
Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos
projetos
gerenciados pela Jornal O Poder.
As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas
apenas para
fins de comunicação de nossas ações.
O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar
diretamente o
usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como
geolocalização,
navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações
sobre
hábitos de navegação.
O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a
confirmação do armazenamento desses dados.
O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus
formulários
preenchidos.
De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Jornal O Poder não divulgará dados
pessoais.
Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a
Jornal O Poder
implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as
informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.