
Queda de braço na Assembleia- Governo pode retomar controle da CPI na reunião de amanhã
21/08/2025 -
A disputa entre governo e oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco continua explosiva e com jogadas ousadas de ambos os lados. Na segunda-feira última, 18/08, a oposição assumiu a maioria e o controle da CPI que investiga supostos "milícias digitais", e "gabinete do ódio" atuando no Palácio das Princesas. Isso graças a uma articulação inédita no mundo político. No final de semana, três deputados saíram do PSB, foram para outras legendas e com isso a maioria governista foi revertida.
Hoje
Segundo informa o Blog do Magno, a
Justiça de Pernambuco declarou ilegal a reunião conjunta da Comissão Executiva e da Bancada Legislativa do PSDB, realizada na última segunda-feira. A decisão atende a pedido da deputada estadual Débora Almeida (PSDB), que questionou a legitimidade do encontro.
Com a decisão
Ficaria comprometida a instalação da CPI. Isso porque o deputado Diego Moraes, eleito presidente, não teve sua entrada no PSDB oficializada. A justiça entendeu, na 1a instância, que a liderança do partido não poderia ser alterada e nem a retirada da legenda da base do governo de Pernambuco.
Entendimento
O juiz Fernando Jorge Ribeiro Raposo, da 16ª Vara Cível – Seção B, entendeu que a reunião descumpriu regras do Estatuto Nacional do PSDB, entre elas o prazo mínimo de 25 dias para convocação. Outro ponto considerado irregular foi a inclusão do voto do deputado Diogo Moraes, recém-filiado ao partido (há menos de quatro dias) e ausente do encontro. O magistrado também destacou que a escolha do líder da bancada na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) não cabe a órgão partidário, mas sim ao próprio Parlamento. Cabe recurso.
O que vai acontecer
A Assembleia Legislativa convocou a primeira reunião da CPI. O
encontro está marcado para amanhã, sexta-feira (22/08), às 9h, no Plenarinho II da Assembleia. Teremos fortes emoções.
NR - A foto que ilustra a matéria amanhã pode ser outra.